A Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 158 anos na próxima quinta-feira (31/05) e tem motivo para comemorar. Administrado pela Fundação Catarinense de Cultura este espaço recebe diariamente três mil pessoas. Ao longo de 2011, a catraca de acesso registrou 42 mil usuários. ?Mesmo com a era do livro digital, a biblioteca continua sendo o principal centro de leitura e de difusão cultural?, comemora o presidente da FCC Joceli de Souza. A data será marcada com apresentação artística, lançamento de livro e bolo.
Aos apreciadores da boa música, vale a pena marcar presença a partir das 19h, pois ninguém menos do que o trio Papadu, do genial DuDu do Banjo estará se apresentando durante o evento. ?Conclamamos a comunidade para que faça uma visita a biblioteca neste dia para festejar junto aos funcionários?, enfatizou o presidente da Fundação Joceli de Souza.
A Biblioteca Pública foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.
Desde 1999, funciona como Depósito Legal através da Lei nº 11.074, de 11 de janeiro, que sacramenta a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo.
Texto: Marilene Rodrigues | Assessora de Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).