Bunge recebe prêmio mundial de sustentabilidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Bunge recebe prêmio mundial de sustentabilidade

01/06/2010

 

fotopg8abreMD.jpgO dia 1° de junho será marcado de forma especial para a Bunge Alimentos. A multinacional, que conta com diversos projetos ambientais, receberá um prêmio mundial pelo pote biodegradável da margarina Cyclus Nutriycell, lançado de forma pioneira no Brasil no ano passado. O prêmio leva o nome de ?The Sustainabillity Award Gold? e é concedido pela World Packaging Organization. O que levou a empresa a ser escolhida foi o material usado na embalagem, a resina PLA, poli-ácido láctico, que faz com que o pote se degrada em 180 dias em condições adequadas de compostagem, tudo isso sem agredir o solo.

Nas mesmas condições, uma embalagem de plástico comum leva cerca de 100 anos, e somente este fato torna claro o porquê deste prêmio ter sido entregue à Bunge. O júri formado por representantes de 14 países associados à WPO tem como função escolher a embalagem que representa um avanço real e uma inovação na categoria, sendo alguns dos critérios utilizados são facilidade de descarte, benefícios à sociedade, menor uso de energia e matérias, reciclagem, redução de peso e informação aos usuários. Este mesmo pote de margarina havia sido premiado no Brasil pela Embranews e pela Associação Brasileira de Embalagem, ABRE, que escolheu a Bunge como a Empresa do Ano de 2009.

?A sustentabilidade é um dos principais valores que guiam a atuação da Bunge em todo o mundo. A empresa orgulha-se de ser pioneira no país a buscar, com sucesso, a substituição de embalagens tradicionais por embalagens biodegradáveis em um segmento alimentício tão importante quanto o de margarinas e cremes vegetais?, declarou Steven Rumsey, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Bunge Brasil. A resina utilizada na fabricação desta embalagem é obtida de matéria prima renovável, através da fermentação do milho. Além de atender às normas de biodegradabilidade e compostabilidade do Brasil Europa e Estados Unidos, a embalagem Cyclus recebeu também a certificação do Instituto de Produtos Biodegradáveis, BPI, nos Estados Unidos. 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.