Confira perguntas e respostas sobre os principais problemas do Enem - Jornal Cruzeiro do Vale

Confira perguntas e respostas sobre os principais problemas do Enem

08/11/2010

Foi elaborado uma lista com as principais perguntas enviadas por leitores sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As respostas estão baseadas em informações divulgadas pelo Ministério da Educação neste fim de semana, após a aplicação das provas.


Confira perguntas e respostas:


? Preenchi o gabarito invertido porque segui os cabeçalhos, que estavam errados. O que fazer?
O MEC vai abrir uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas. O estudante poderá pedir para que o gabarito seja corrigido de forma invertida.

? Quando o site para reclamações começa a funcionar?
Na quarta-feira (10) e fica aberto até o dia 16.

? Respondi metade das questões na ordem numérica e metade na ordem invertida porque os fiscais não sabiam informar o que fazer. Como será corrigida minha prova?
Você deve fazer uma reclamação na página que o MEC colocará no ar na quarta-feira (10).

? Fiz a prova amarela no primeiro dia. Tinham questões faltando, outras duplicadas e questões da prova branca no meio do caderno. Foi um caos. O que fazer?
O ministério informou que vai analisar os problemas individualmente. Se avaliar que algum candidato foi prejudicado, o Inep não descarta uma maneira de reaplicar o exame a essas pessoas.

? Quantas provas amarelas do primeiro dia do Enem 2010 tiveram problemas?
Apesar de ainda não ter um levantamento de quantas pessoas tiveram problema com o exame, a estimativa é de que cerca de um 1% das provas amarelas, cerca de 20 mil cadernos, estavam com erros de impressão. A maior parte dos cadernos ? 90%, segundo o Inep ? teria sido trocada pelos fiscais.

? A prova pode ser anulada?
Por enquanto, o MEC descarta essa possibilidade.

? Os estudantes prejudicados podem tomar alguma medida na Justiça?
Segundo reportagem da Agência Brasil, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, orienta os estudantes que se sentirem prejudicados pelo erro de impressão na folha de respostas a procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. Cavalcante acredita que uma das possibilidades é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

? Fui desclassificada porque meu celular tocou no local de prova. Posso fazer uma reclamação?
O uso de celular no local de prova era proibido. Casos de fraudes com o uso de celular serão investigados pelo MEC e os estudantes podem ser processados.

? Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem?
Nesta terça-feira (9), às 18h, segundo o MEC.

Comentários

Américo Vieira, D.Sc. COPPE/UFRJ
21/11/2010 21:11
As notícias publicadas pela imprensa são estarrecedoras!
Salvo se estas notícias forem equivocadas, "parece" que se pretende classificar estudantes com provas diferentes (dado que será aplicada uma nova bateria de questões para um certo grupo). Isto é, utilizar-se-á "dois pesos e duas medidas" para decidir toda uma vida dessa juventude que fez o ENEM de 2010 (e que concorrem as vagas de universidades). Plagiando famoso comunicador: uma vergonha!
Pior! Segundo as notícias veiculadas, pretende-se conceder tal direito de novas provas somente aos menores que, não assistidos naqueles momentos de avaliação, reclamaram aos fiscais de prova (estão avaliando as atas do ENEM). Tal situação não é mais "problema administrativo" e sim "caso de polícia" (jargão popular)!!! Repetimos: nosso comentário é fundado nas notícias veiculadas (mas tudo leva a crer que essas são razoavelmente fidedignas). Torçamos para que o Ministério Público e o Poder Judiciário não "fechem os olhos" para mais este escândalo.

Américo Augusto Nogueira Vieira
Professor de Direito da UFPR
D.Sc. UFRJ

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.