O consumo de eletricidade na rede elétrica nacional totalizou 39.308 GWh (gigawatts-hora) em janeiro, correspondendo a 2,8% de aumento em relação a igual mês do ano anterior.
Todas as regiões do país registraram aumento no consumo de eletricidade, com a maior alta no Sul, de 5,5%, seguida pelo Sudeste, com 2,6%. No Centro Oeste, o crescimento ficou em 1,9%, enquanto no Nordeste e Norte foi de 1,8% e 1,7%, respectivamente.
O consumo industrial cresceu 4,4% e foi o principal motor da elevação no mês, respondendo por 50,7% do montante de eletricidade acrescido em relação ao mesmo mês de 2016.
No Comércio e Serviços, o fraco resultado de 0,3% foi afetado pela redução de dias faturados em diversas distribuidoras; sem esse efeito, estima-se que o consumo da classe teria crescido cerca de 2%. Da mesma forma, o resultado do consumo Residencial (+1,2%) também refletiu o menor número no calendário de faturamento em diversas distribuidoras - estima-se que o consumo dessa classe teria crescido em torno de 3% sem esse efeito.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o mercado cativo das distribuidoras apresentou redução de 4,2%. Já no mercado livre, que em janeiro atingiu 27% do consumo total do país, o crescimento foi de 25,6% no primeiro mês do ano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).