Fiscalização apreende 1.400 quilos de barbatanas de tubarão no Pará - Jornal Cruzeiro do Vale

Fiscalização apreende 1.400 quilos de barbatanas de tubarão no Pará

28/08/2010

Uma carga de 1.400 quilos de barbatanas de tubarão congeladadas foi apreendida pela fiscalização ambiental no porto de Belém, pronta para ser exportada para Hong Kong. Além de perder a carga, avaliada em mais de R$80 mil, a empresa responsável recebeu multa de R$128 mil do Ibama. A apreensão aconteceu nesta quinta-feira (26).

De acordo com o órgão ambiental, o exportador não comprovou a destinação correta das carcaças de tubarão, o que indica que os animais foram vítimas da prática do ?finning?, proibida por portaria do Ibama. A técnica de pesca consiste em cortar apenas as barbatanas do tubarão e descartar o resto do animal no mar. O peixe pode resistir à amputação, mas depois não sobrevive.

O "finning" é praticado porque deslocar um barco cheio de barbatanas, é mais rentável que lotá-lo com o tubarões inteiros. A exportadora pediu ao Ibama a liberação da carga para Hong Kong no início da semana. No entanto, análise da documentação que detalha a cadeia produtiva do produto apresentou irregularidades. Entre elas, havia notas fiscais de venda de carcaças de tubarão para empresas fantasmas.

fonte g1

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.