Morre baleia franca encalhada no litoral sul de SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Morre baleia franca encalhada no litoral sul de SC

14/09/2010

A baleia franca encalhada em uma praia de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina, morreu na madrugada desta terça-feira (14), depois de passar por um novo procedimento de eutanásia. Ela recebeu dosagens altas de medicamentos diferentes do que havia recebido e resistido na primeira tentativa, que ocorreu na última sexta-feira (10).

Segundo assessoria de imprensa do Projeto Baleia Franca, foram duas horas de procedimento até a morte da baleia. A primeira dosagem aplicada foi de sedativo, para que o animal não sofresse. Em seguida, foram aplicados os medicamentos para eutanásia. A baleia morreu por volta da 1h30 da manhã.

 Maré seca
Os medicamentos esperados para esta terça acabaram chegando na noite desta segunda, e como a maré estava seca, a equipe de veterinários e biólogos decidiu realizar o procedimento ainda durante a madrugada.

Na manhã desta terça, dois tratores já começaram o trabalho de reboque. A baleia vai ser puxada para a areia, onde vai ser realizada a necropsia. O enterro da carcaça, num campo de dunas da região, deve acontecer daqui a dois dias.


Histórico

A baleia franca encalhou em 7 de setembro. Ela foi encontrada por pescadores, que acionaram a Polícia Ambiental. O animal media 15 metros e pesava cerca de 40 toneladas.

Tentativas de resgate com embarcações foram analisadas pelas equipes de veterinários, biólogos e instituições que estavam no local, mas, devido ao estado do mamífero e os riscos de resgate, tanto para as embarcações como para a baleia, o desencalhe foi descartado na quinta-feira (9).

No mesmo dia, o animal entrou em estado de choque, com baixa frequência respiratória e pouco reflexo na pálpebra do olho direito.

Na sexta (10), foi decido e realizado o primeiro procedimento de eutanásia. A baleia resistiu à sedação.

Durante o fim de semana, os sinais vitais do mamífero continuaram fracos e inalterados. A pele da baleia começou a sangrar devido ao atrito com a areia.

A decisão por um novo procedimento de eutanásia ocorreu no domingo (12), depois que a equipe de veterinários e biólogos percebeu que os sinais vitais do animal permaneciam fracos e inalterados.

fonte g1

Comentários

cristina costa
15/09/2010 22:46
As baleias encalham por vários motivos dentre eles; nadam muito perto da praia, doença e outros. Mas como todo mamífero, sua resistência pulmonar é grande para resistir por muito tempo fora da água. Além de tudo, possui uma grande camada de gordura que a protege. Deixar essa baleia morrer é muito grave!!!! Um maravilhoso animal em vias de extinção. Mas a gravidade não se resume nesse triste fato. O mais indignante, revoltante, inaceitável foi a falta de socorro adequado.
O projeto Baleia franca, Marinha,Ongs, Bombeiros,Porto de Imbituba,etc não foram capazes de colocar barco no local com equipamentos apropriados (cintas longasmacias, boías, etc) como ocorreu no Rio grande do sul, operação realizada com sucesso. Alegaram várias desculpas como 'barco em manutenção",cabos de aço que machucariam o animal"...INVERDADE!!!
Enquanto isso, o sofrimento do animal era enorme na areia.
SOLUÇÃO TOMADA; SEDAR O ANIMAL E FAZER EUTANÁSIA
INCOMPETÊNCIA, FALTA DE VONTADE, INEFICIÊNCIA, DESCASO !!
ATÉ QUANDO?!!
ISSO SEM FALAR NO GASTO COM OS VENENOS USADOS.
PORQUE NÃO USARAM O DINHEIRO PARA SALVAR O ANIMAL?
É DECEPCIONANTE SÓ TEMOS QUE LAMENTAR...
Marcio
14/09/2010 23:14
Para o Joca.
em primeiro lugar, respeito a opiniao dos outros é sinal de educaçao. se tem alguém cabeça de guidão, esse talvez seja seu pai ou vc mesmo.
Devemos sim respeitar os animais. Mais acima de tudo, esta o ser humano, a vida. Ou vc nunca teve alguém de sua familia ou conhecido que morreu na fila de um hospital ou por falta de atendimento ou medicamentos?
todo esse dinheiro gasto em materias e no sacrificio desse animal daria para ajudar muitas pessoas doentes que necessitam de medicamentos.
Vc deve ter visto, que em poucos dias, foram gastos mais de R$ 25.000,00 com esse animal. Ai te pergunto, quantas pessoas poderiam ter sido salvas nesses últimos dias com esse dinheiro?
Joca
14/09/2010 17:49
Marcio cabeça de guidão, respeite os animais ou você não tem uma baleia na familia seu cabeção??????????
Marcio
14/09/2010 15:48
Quantas pessoas morrem diarimanete no Brasil de: FOME, FALTA DE ATENDIMENTO HOSPITALAR, FALTA DE MEDICMANETOS, e ninguém fala nada, a grande midia simplismente se cala.
Mais quando uma Baleia enchalha, vira assunto das grandes redes de televião do estado, vira manchete de quase todos os jornais....
que país é esse, que dá mais valor a um animal do que ao ser humano????

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.