Canoinhas - A Operação ?Mata Leão?, deflagrada pela Polícia Civil no sábado (2), resultou na prisão de nove pessoas nos municípios de Canoinhas e Três Barras, no Norte de Santa Catarina. A ação teve como principal objetivo desarticular uma quadrilha que agia no tráfico de drogas naquelas cidades. Mais de 1,5 Kg de entorpecentes, entre crack, cocaína e maconha, foram tirados de circulação. Em alguns locais, as drogas somente foram localizadas graças a atuação dos cães de faro da Polícia Civil.
Foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Canoinhas, doze pessoas, destas, nove foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Foram elas: Sandro Antonio Ferreira de Lima, vulgo "Gui", 22 anos, João Batista Ferreira de Lima, vulgo "Batista", 25 anos, Cleiton Pires Batista, vulgo "Chocolate", 20 anos, Jose Adir Pires Batista, 46 anos, Solange Felipe Pires Batista, 34 anos, Nelson Simão de Lorena, vulgo "Nerso Loco", 57 anos, Gelson Simão de Lorena, 19 anos, e José Rodrigo Trisnoski Martins, 33 anos. O líder da quadrilha, Ademar Ferreira de Lima, vulgo ?Japa?, 28 anos, também foi preso.
A investigação
Por aproximadamente três meses, os agentes da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Canoinhas monitoraram as ações da quadrilha, liderada por ?Japa?. No decorrer das investigações, foram coletados depoimentos e obtidas informações sobre o modo de atuação dos traficantes, a fim de deflagrar ações que resultassem na prisão dos envolvidos.
O Delegado responsável pelo caso, Rui Orestes Kuchnir, representou pela expedição de 22 Mandados de Busca e Apreensão, cumpridos durante o sábado nas residências dos indiciados. A Operação mobilizou 136 Policiais, entre agentes dos Canis de Florianópolis, de Joinville, de Canoinhas e de São Lourenço do Oeste. Também participaram Policiais Civis dos municípios de Major Vieira, de Três Barras, de Porto União, de Blumenau, de Mafra, de Caçador, de Santa Cecília e Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar de Canoinhas. Foram utilizadas 36 viaturas das Policias Civil e Militar.
Resultado da Operação ?Mata Leão?
Durante a Operação, foi apreendido com a quadrilha, aproximadamente um quilo de crack, com algumas porções já prontas para serem vendidas, 600 gramas de maconha e 120 gramas de cocaína. Também foram apreendidas seis armas de fogo, sendo cinco revólveres calibre .38 e uma pistola calibre .380, e uma vasta quantidade de munição.
Em alguns locais, os Mandados de Busca somente resultaram em apreensões, devido a atuação dos cães farejadores da Polícia Civil. Todos os presos foram conduzidos à Unidade Prisional de Canoinhas, onde permanecem à disposição da Justiça.
Edição 1394
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).