Depois de cerca de 250 dias de investigações para combater o tráfico de drogas na região, na noite desta sexta-feira (22) e manhã de sábado (23), a Polícia Civil deflagrou a Operação ?Proditor?, em três cidades do Meio-Oeste Catarinense. Os trabalhos resultaram no cumprimento de 30 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, além de 5 autos de prisão em flagrante. No total, 30 pessoas foram presas, por tráfico de drogas, formação de quadrilha ou porte ilegal de arma de fogo. Entre os presos estão um agente prisional, que chefiava a segurança do Presídio da cidade, além de quatro Policiais Militares.
Os funcionários públicos foram presos por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles se valiam do privilégio profissional e do cargo que ocupavam para repassarem informações aos traficantes da região, ou desenvolviam ações para prender somente os integrantes das quadrilhas concorrentes ou que deviam para o grupo. Por isso, o nome ?Proditor? para a Operação, que em Latim significa traidor. Todas as prisões dos Policiais Militares foram acompanhadas pelo Gaeco- Grupo de Atuação Especializada em Combate ao Crime Organizado- e pela Corregedoria da Polícia Militar.
Foram presos os seguintes Policiais Militares: Cabo Laudemir Domingues, e os Soldados Leocir André Maurina, Leonardo Andriguetti e Fabio Masaroli, além de Mauro Vieira, Agente Prisional.
O esquema criminoso
Depois da morte do marido em confronto com a Polícia em 2011, Adelita Aparecida Regis assumiu o tráfico de drogas na região. O comércio dos entorpecentes era feito principalmente numa casa de prostituição, da qual ela era proprietária. Os Policiais Militares que foram presos garantiam o funcionamento do esquema criminoso, tanto delatando para a própria polícia somente as quadrilhas concorrentes ou que não quitavam as dívidas com o grupo, como também, repassando informações sigilosas sobre possíveis operações nas casas onde praticavam o comércio de drogas.
Uma advogada da região, Marcia Helena da Silva, também dava cobertura à ação criminosa do grupo e foi presa em flagrante. Na casa dela, foram apreendidas duas armas de fogo.
Os trabalhos foram coordenados pelos Delegados Laurito Akira Sato da DEIC- Diretoria Estadual de Investigações Criminais- e Daniel Regis, da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Caçador. Participaram da Operação mais de 120 Policiais Civis das Divisões de Investigações Criminais (DICs) ou Delegacias das seguintes cidades: Balneário Camboriú, Curitibanos, São Miguel, Porto União, Chapecó, Joaçaba, Itapema e Florianópolis. Também participaram os canis Regionais de Florianópolis e São Lourenço do Oeste, além de Policiais da DEIC. Os trabalhos foram acompanhados pelo Gaeco, Corregedoria da Polícia Militar e Promotores de Justiça de Comarcas da região.
No fim da tarde de sábado (23), dois dos presos foram trazidos para a sede da Deic em Florianópolis, sendo a advogada Marcia Helena da Silva e o agente prisional Mauro Vieira.
As prisões
Ao longo das investigações, a equipe de Caçador identificou os principais fornecedores de drogas para a região, sendo Jeanderson Alves dos Santos, o ?Gê?, e Cléber Bueno, vulgo ?Bódão?. Eles contam com várias passagens na Polícia por tráfico e ligações com facções criminosas do Estado de São Paulo.
Em 18 de maio, com o apoio dos canis de São Lourenço e Canoinhas, foi preso Adão Rodrigues e Anderson Luiz Alves, o ?Neguinho?, que também participavam do esquema de distribuição de drogas.
Já durante a operação deste final de semana, foram presas as seguintes pessoas, no bairro Aeroporto em Caçador e nas cidades de Curitibanos e Lebon Regis:
Adelita Aparecida Regis, 34 anos (também foi presa com 100g de cocaína), Ionara Maria Rocha, de 31 anos, Silvano dos Santos, 37 anos, Aline Bevilaqua, 26 anos, Ilda de Lourdes Barreto Santos, Mauro Lourenço Albert, 30 (com 14 pedras de crack no momento da prisão), Sidinei Moraes Silva, 25 anos (também autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, com ele foi apreendido um revólver, calibre .38), Paulo Oliveira de Lara, 24, Eder Rodrigues Rodigherri, 25 anos, Rafael Bernat, 27, Paulo Ricardo Furtado, 20 anos (no momento da prisão este possuía aproximadamente 100 g de cocaína);
No fim da manhã os Policiais também cumpriram outros mandados de prisão e conduziram à DIC de Caçador, Cleber Floriano Bueno, vulgo ?Bodão? , Célio Martins Santos, vulgo ?Pinguim? e Felipe Carlos Padilha Szast, vulgo ?Fio?. Uma conhecida advogada da região, Marcia Helena da Silva, também foi presa por acobertar os traficantes locais.
Também foram cumpridos mandados de prisão para: Leandro Zanoto da Silva, vulgo ?Preto?, Diego Augustinho Chaves, Antonio Lima de Souza, Fabio Lucian Macalli, (também flagrante com 20g de cocaína), Emerson Teles França, Wilian Cesar do Prado, Jeanderson Alves dos Santos e Rosane, Barreto dos Santos.
De acordo com o Delegado Daniel Regis, da DIC de Caçador, esta foi uma das maiores operações realizadas na região: ?A Operação certamente mudou premissas em Caçador. Homens e mulheres que se sentiam inatingíveis se depararam com a capacidade de investigação e de mobilização da Polícia Civil?, disse o Delegado.
Texto: Krislei Oechsler | Assessoria Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).