
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o temporal nesta segunda-feira no Estado com queda de granizo causou grandes estragos tanto em residências nas zonas urbanas e rurais, quanto na agricultura e pecuária. As cidades de Vacaria, São Marcos, Panambi, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Cerrito, Arroio da Padre, Serafina Correa, Fontoura Xavier, Erechim, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Santo Antônio da Patrulha foram as mais atingidas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 12.100 pessoas foram afetas pelas chuvas no Estado, há 227 desabrigados, 433 desalojados, 905 residências danificadas, 10 escolas danificadas e 5 municípios decretaram notificação preliminar de desastre.
A maioria das cidades atingidas se situa no norte do Estado. O caso mais crítico, segundo a Defesa Civil, é o de Floriano Peixoto, onde 70% das plantações teriam sido arrasadas, segundo informações do jornal Zero Hora.
Nos municípios de Floriano Peixoto e Getúlio Vargas, onde lavouras também foram atingidas, a precipitação de granizo começou às 15h e durou de 15 min a 20 min. Cerca de 70 casas tiveram os telhados danificados em Vacaria. Em Panambi, no noroeste do Estado, vinte casas foram parcialmente atingidas, e apenas 5 min de queda de granizo foram suficientes para que os bombeiros tivessem de atender a 12 ocorrências relacionadas ao granizo e a ventos fortes. A Rota do Sol, entre São Francisco de Paula e Caxias do Sul, foi coberta por gelo e teve o trânsito paralisado por uma hora. Em propriedades nas regiões de Décio Ramos, Apanhador e Juá, a camada de gelo chegou a ter 10 cm de espessura. Há desabrigados no interior de Fontoura Xavier, onde os prejuízos estão sendo avaliados.
fonte Terra
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).