Voluntárias da Rede Feminina prestigiam encontro em Maceió - Jornal Cruzeiro do Vale

Voluntárias da Rede Feminina prestigiam encontro em Maceió

26/10/2010

As belezas do céu, praias e o calor intenso de Maceió presenciarão um encontro importante de nível nacional que virá a somar na questão da saúde da mulher. O evento é o 8° Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer,que tem início no dia 3 de novembro, quarta-feira, e duração de três dias. Parte para Maceió no dia 29 de outubro, sexta-feira, uma delegação de 17 senhoras de rosa representando todas as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar em um encontro em que estarão reunidas representantes de outras entidades como esta.

A presidente da entidade Gasparense, Erica da Silva, comenta que o que busca prioritariamente neste encontro não é a informação sobre a prevenção do câncer, pois estes dados são passados continuadamente pelo Inca, Instituto Nacional do Câncer. É o atendimento a pessoas carentes e a agilidade necessária no tratamento que serão sua principal busca como presidente da Rede Feminina de Gaspar. ?É claro que sempre queremos saber mais sobre a prevenção do câncer, mas este ano buscamos informações diferentes. É importante que o atendimento seja estendido a esta parcela da população e que o tratamento aconteça de forma ágil. O câncer deve ser tratado da forma mais rápida possível e esperamos mais rapidez do governo no tratamento, principalmente na parte cirúrgica?. O Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde, é responsável pelo tratamento do câncer de pessoas que não possuem condições de bancar todo o caminho em que deve ser enfrentado na tentativa da cura. Por isso é necessário o apoio por parte dele às pacientes que sofrem deste mal.

Além de questionamentos deste tipo, Erica também pretende dividir e trocar experiências com as senhoras de rosa de outros municípios que, como ela, dedicam um pouco de seu tempo ao combate ao câncer. ?Cada um leva sua experiência, o trabalho que realiza. Nós levamos o nosso e outras voluntárias tem a oportunidade de conhecê-lo e o nós, de conhecermos o trabalho executado pelas voluntárias de outras cidades?, conta Erica. Mulheres de todos os cantos do país irão se encontrar para discutir diversos pontos da luta conta este mal que afeta milhares de mulheres todos os anos e que pode, inclusive, levar à morte.


O trabalho da Rede Feminina

 Rede atua na prevenção ao câncer nas mulheres e atualmente, além de Erica da Silva, presidente da entidade, outras 45 mulheres atuam como voluntárias da Rede Feminina em Gaspar. São mulheres que dedicam seu tempo ensinando e orientando outras mulheres sobre como prevenir o câncer de mama e de colo do útero a fim de combater a doença.

A sede provisória da entidade está localizada na rua São José e o maior sonho das mulheres é finalizar a obra de construção de sua sede própria, que teve início em meados de 2006.


edição 1241

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.