Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

02/10/2015

Fora de sintonia
Depois de uma sessão turbulenta com a aprovação do projeto de novas normas de ligação de água e luz, nesta semana, na Câmara, as próximas semanas devem ser de novas discussões ásperas. Os motivos são a forte politização do debate na Câmara e, claro, o projeto que tenta oferecer serviço de assessoria jurídica custeado pelo poder público para prefeito, vereadores e secretários. No mínimo, no mínimo, a proposta mostra uma falta de sintonia com o atual momento, que é de aperto de cintos, como confirmam diariamente o ministro Joaquim Levy e a própria presidente Dilma.


Movimentação na Bunge
Quem passa na frente da antiga sede administrativa da Bunge, no bairro Poço Grande, logo percebe uma grande movimentação de carros e até vans durante o horário comercial. Procurada pela reportagem do Cruzeiro do Vale, a assessoria de imprensa da empresa informou apenas que a movimentação na unidade se deve à reocupação do imóvel, que estava prevista para o segundo semestre de 2015. “Essa é a única informação que eles estão abrindo para a imprensa”, informou. A torcida é que para Gaspar continue ocupando lugar de destaque no planejamento estratégico da multinacional.


Gestores escolares
A Secretaria de Educação promoveu esta semana o primeiro encontro da formação para os futuros gestores escolares. A formação prossegue até o dia 6 de outubro e terá seis encontros. O objetivo é preparar os futuros candidatos à eleição dos diretores das escolas municipais e dos Centros de Desenvolvimento Infantis, CDIs, que acontece no dia 27 de novembro. Durante os encontros será discutido sobre como coordenar a parte administrativa, pedagógica e financeira nas unidades de ensino. A formação é coordenada pela Comissão Eleitoral Escolar e pelo coordenador de gestão Waldemar de Carvalho.


Fim da greve
Após 78 dias de greve, os servidores do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, de Gaspar retornaram às atividades na quarta-feira, dia 30. Um encontro entre o sindicato que representa os servidores, o Sinasefe-SC, e a reitoria da instituição selou um acordo para a reposição das atividades, que deve ser feita com aulas aos sábados. No campus de Gaspar, o colegiado já havia decidido que o calendário letivo seria retomado pelos professores que não estavam em greve no dia 30, mas a data coincidiu com o fim da paralisação. Um acordo financeiro para alcançar duas parcelas de 10,8% de reajuste em 2016 e 2017 ainda deve ser buscado pelo sindicato junto ao Ministério do Planejamento.


Legado de empreendedorismo
José Antônio da Cruz, 65 anos, fundador da Fundição Santa Terezinha, faleceu às 4h de terça-feira, dia 29. Ele foi diagnosticado com um tumor benigno na vesícula e passou por uma cirurgia na sexta-feira, dia 25. Após complicações, José foi internado na UTI no domingo, onde pegou uma infecção generalizada. O corpo foi velado na Capela Mortuária Bom Pastor, no bairro Santa Terezinha, e o sepultamento aconteceu no fim da tarde de terça. Mais uma liderança empreendedora que se despede da comunidade, mas que deixa um enorme legado para centenas de famílias de trabalhadores da cidade.


Rotary Club
O Rotary Club de Gaspar recebeu na noite de terça-feira, 29, a visita do governador do Distrito 4650, Roque Heerdt. O encontro ocorreu no Raul’s Hotel e marcou o início do ano rotário 2015/2016. Na ocasião, o Interact Club, que representa a juventude do Rotary Club, realizou a filiação de seis novos integrantes: Acir José Coelho, Ana Clara Mondini, Gabriela Spengler Gomes, Indianas da Silva Francisco, Maria Carolina Spengler e Manoela Steiner Pasine Keller Silva. A presidente do Rotary de Gaspar, Maria Noelcir Soligo, não escondeu a satisfação com a visita, considerada um momento de observação e planejamento do trabalho da entidade.


Feijoada do tio Valdir
O sábado ao meio dia será de muita alegria com a comunidade reunida na tradicional Feijoada do Tio Valdir, no Centro Comunitário Santa Terezinha. Além do prato principal, um delicioso buffet de saladas e acompanhamentos fará parte do cardápio festivo.


Perguntar não ofende
Será que limites de velocidade e exigências como pneu em bom estado servem para os motoristas, mas não para os veículos oficiais? É a impressão que fica com flagrantes de viaturas acima da velocidade como os que rodaram as redes sociais esta semana.


Reconhecimento
O empresário Elói Tomio e a equipe de Tomio Imóveis foram agraciados com o Premium Personnalité, do instituto Litoral Pesquisas, que premiou estabelecimentos que são referência na cidade. A entrega das premiações foi feita na última sexta-feira, dia 25, na Associação Bunge, e reuniu cerca de 200 pessoas.


Tiros no Figueira
Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 11h de quarta-feira, dia 30, no bairro Figueira. Gabriel Belinski, de 19 anos, caminhava pela rua quando um homem, em uma motocicleta, aproximou-se, efetuou quatro disparos e fugiu. O jovem foi atendido pelo Samu e encaminhado consciente ao hospital. Segundo informações, Gabriel teria sido preso por furto de veículo em 19 de setembro, mas na ocasião pôde responder ao processo em liberdade.


Saiu no Cruzeiro
Na edição número 22, de 26 de outubro de 1990, o Cruzeiro do Vale mostrava que a situação dos produtores rurais de Gaspar já era afetada por problemas econômicos, como dificuldade de acesso a crédito e altos custos de insumos para produção. A situação afetava tanto agricultores quanto pecuaristas da cidade. A edição trouxe ainda destaques como o trabalho de alunos de diversas escolas da cidade.

 
Edição: 1718

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.