30/10/2012
Coisa dos mortos I
Os vereadores apresentaram para a comunidade a nova proposta para a lei que estipula as normas para utilização dos cemitérios municipais na noite de ontem, segunda-feira. Apesar do assunto polêmico, o número de pessoas na audiência pública foi aquém do esperado.
Coisa dos Mortos II
Um dos assuntos que mais deve dar polêmica caso esta nova lei venha a ser aprovada, será o tempo de permanência dos restos mortais na sepultura. A lei quer gerar rotatividade nos novos cemitérios a serem construídos na cidade, com modelo vertical, devido à falta de espaços, e para isso propõe um prazo de 10 (dez) anos de permanência dos restos mortais de uma pessoa em lóculo existente nos cemitérios públicos verticais. Após este prazo os despojos poderão ser exumados e depositados no ossário ou columbário do Município, retornando o espaço aberto ao domínio público, a fim de viabilizar novo sepultamento.
Coisa dos Mortos III
Diz a justificativa para a aprovação da lei: ?Apesar da cultura local estar condicionada aos cemitérios tradicionais, é necessário visualizar novas possibilidades de atender a demanda que se formará ao longo dos anos, uma vez que a modalidade atual é esgotável, trazendo a qualquer momento a impossibilidade de atendimentos futuros?.
Coisa dos Mortos IV
Mas para aqueles que ficaram assustados com essa coisa de desenterrar mortos. Calma aí. As mudanças, se aprovadas na Câmara, não atingirão os cemitérios existentes, e estes poderão manter suas atuais características, até que se extinga o direito de uso dos espaços ocupados, para, a partir de então, os novos sepultamentos serem feitos de acordo com as exigências enumeradas no Projeto de Lei.
Coisa dos Mortos V
Para a manutenção da estrutura e das atividades relacionadas ao cemitério, diz o projeto de lei, será cobrado preço público dos familiares responsáveis, sendo que haverá formas de isenção em algumas situações.
Bueiros
O vereador Luis Carlos Spengler Filho apresentará na sessão ordinária de terça-feira, 30 de outubro, a Indicação n° 111/2012. Por meio dela, Lu pede ao Executivo Municipal que seja realizada a limpeza de dois bueiros localizados na rua Vereador Augusto Beduschi, no Centro. Segundo o parlamentar, a sujeira nas tubulações está causando incômodo aos moradores e pessoas que transitam pelo local, pois em momentos de chuva torrencial gera acúmulo de água na via e nos períodos ensolarados exala mau cheiro.
Edição 1436
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).