Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

30/10/2012

Coisa dos mortos I

Os vereadores apresentaram para a comunidade a nova proposta para a lei que estipula as normas para utilização dos cemitérios municipais na noite de ontem, segunda-feira. Apesar do assunto polêmico, o número de pessoas na audiência pública foi aquém do esperado. 

 

Coisa dos Mortos II

Um dos assuntos que mais deve dar polêmica caso esta nova lei venha a ser aprovada, será o tempo de permanência dos restos mortais na sepultura. A lei quer gerar rotatividade nos novos cemitérios a serem construídos na cidade, com modelo vertical, devido à falta de espaços, e para isso propõe um prazo de 10 (dez) anos de permanência dos restos mortais de uma pessoa em lóculo existente nos cemitérios públicos verticais. Após este prazo os despojos poderão ser exumados e depositados no ossário ou columbário do Município, retornando o espaço aberto ao domínio público, a fim de viabilizar novo sepultamento.

 

Coisa dos Mortos III

Diz a justificativa para a aprovação da lei: ?Apesar da cultura local estar condicionada aos cemitérios tradicionais, é necessário visualizar novas possibilidades de atender a demanda que se formará ao longo dos anos, uma vez que a modalidade atual é esgotável, trazendo a qualquer momento a impossibilidade de atendimentos futuros?.

 

Coisa dos Mortos IV

Mas para aqueles que ficaram assustados com essa coisa de desenterrar mortos. Calma aí. As mudanças, se aprovadas na Câmara, não atingirão os cemitérios existentes, e estes poderão manter suas atuais características, até que se extinga o direito de uso dos espaços ocupados, para, a partir de então, os novos sepultamentos serem feitos de acordo com as exigências enumeradas no Projeto de Lei.

 

Coisa dos Mortos V

Para a manutenção da estrutura e das atividades relacionadas ao cemitério, diz o projeto de lei, será cobrado preço público dos familiares responsáveis, sendo que haverá formas de isenção em algumas situações.

 

Bueiros

fotochumbocolorMD.jpgO vereador Luis Carlos Spengler Filho apresentará na sessão ordinária de terça-feira, 30 de outubro, a Indicação n° 111/2012. Por meio dela, Lu pede ao Executivo Municipal que seja realizada a limpeza de dois bueiros localizados na rua Vereador Augusto Beduschi, no Centro. Segundo o parlamentar, a sujeira nas tubulações está causando incômodo aos moradores e pessoas que transitam pelo local, pois em momentos de chuva torrencial gera acúmulo de água na via e nos períodos ensolarados exala mau cheiro.

 

Edição 1436

Comentários

Idalina faletti
31/10/2012 23:32
gostaria de saber por que tem placas de area azul, e tão vendendo cartões, se não é obrigado a usar ja comprei 2 blocos, mas percebi que na maioria dos carros não usão, falei com a moça ela me falou que ainda não tá funcionando, mas a 2 meses atras a moça irria me multa se não colocase o cartão, falei com o diretor de transito ele me afirmou que tem que colocar, falei com as lojas que estão vendendo, me falarão que a ainda não foi aprovado, estão fazendo a populasão de palhaços, ganhando dinheiro a nossas custas, acorda Gaspar
CARLOS
31/10/2012 15:58
Isto não lamentavel, isso é uma falta de vergonha na cara.
Onde se viu um vereador em uma sesão ordinária pedir para que seja realizada a limpeza de dois bueiros.
Meu amigo vai fiscalizar o executivo, para eles não fazerem cagada e depois sobrar para vocês.
Porque você não coloca um projeto de lei para termos zeladores nas nossas ruas diariamente e eles sim fazerem esta limpeza.
Engraçado só que vejo é que depois que sai no jornal ou alguem comenta por muito tempo alguma coisa é que aparece na camara municipal.
Vocês foram eleitos e reeletos para fiscalizar o dinheiro que o povo coloca ai dentro da autarquia pública, portanto mensalmente pessa pro executivo demonstrar o que entrou e saiu. Ai sim você estara fazendo alguma coisa util pro nosso municipio.
Indignado com esta atitude.
Carlos
31/10/2012 11:24
Isso é lamentável, um vereador ter que perder seu tempo em criar uma indicação para o executivo solicitar a limpeza de alguns boeiros, qdo poderiam ambos estarem utilizando esse tempo e recursos para outras novas melhorias. Pela foto, percebe-se que parte do povo de Gaspar, e muitos são aqueles que ficam falando, criticando o poder publico, são uns verdadeiro sugismundos. Se eu não tenho onde jogar um papel de bala ou coisa assim, ponho no bolso e qdo encontrar uma lixeira, então o descarto. É tão simples, basta vontade e cada um fazer a sua parte...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.