22/01/2013
Estrutura
Pela estrutura do canteiro de obra da empreiteira que está reformando a ponte, a gente entende a demora para entregar a obra. Só faltou uma casinha de madeira para que os operários façam suas necessidades, a famosa patente do nosso tempo de infância.
Sobre a pinguela
Está no dicionário: Pinguela. 1 Tronco ou viga que se atravessa sobre um ribeiro ou valo para servir de ponte. 2 Gancho com que se armam ratoeiras. 3 Pauzinho com que se arma o laço para apanhar aves.
Sobre a pinguela II
Uso a expressão sobre a pinguela para ilustrar a situação dos vereadores indecisos, e que no linguajar popular ficariam em cima do muro, no caso do fechamento da ponte Hercílio Deeke. A reportagem do Cruzeiro deixou alguns nobres vereadores de saia justa na tarde de ontem, quando perguntou à queima-roupa se eram favoráveis ou contrários à manifestação que pretende fechar por uma hora a ponte no centro da cidade, no dia 1º de fevereiro.
Sobre a pinguela III
A manifestação já está dando o que falar. Até hoje pela manhã era dada como certa, foi amplamente noticiada pelos órgãos de imprensa de Gaspar. Durante a tarde os ventos mudaram, reuniões salvadoras foram agendadas e pode ser que tudo vá por água abaixo. Os manifestantes perderam força ou a articulação política está por trás de um acordo que pode melar a paralisação?
Sobre a pinguela IV
Dos 13 vereadores, cinco foram contrários ao fechamento em si, apesar de apoiarem a manifestação e concordarem com sua causa. Outros cinco apoiam a ideia e a interrupção do tráfego sobre a ponte, apesar da muvuca que isso vai causar. Três parlamentares ficaram sobre a pinguela, quer dizer, preferiram não emitir opinião neste momento das discussões.
Articulações
O fato é que como a data de fechamento ainda está muito distante (são praticamente dez dias até 1º de fevereiro) muita água vai passar embaixo dessa ponte. As lideranças que querem o tratamento de choque temem que articulações políticas de bastidores possam inviabilizar a manifestação. Representantes da comunidade ouvidos pela reportagem admitiram uma reunião com o presidente da Câmara, José Hilário Melato, para tratar do caso. Não está descartado um encontro da comissão da Margem Esquerda com o prefeito Pedro Celso Zuchi para debater o tema.
Mudança de rumo
Liderança do movimento confirmou à reportagem do Cruzeiro que, caso a verba do Ministério da Integração Nacional seja depositada na conta da Prefeitura e com isso as obras sejam aceleradas, a paralisação pode ser suspensa. Ou seja, se pingar dim-dim antes do dia 1º, tudo fica na paz e o trânsito não será interrompido. Mas quem garante que a obra dessa vez fica pronta no prazo de 90 dias, como anunciado pelo prefeito?
Edição 1455
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).