Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

26/04/2013

MÃO NA CONSCIÊNCIA I

Uma leitora entrou em contato com a reportagem do Cruzeiro do Vale essa semana para informar o caso de um morador que estaria atirando dejetos de uma fossa residencial em uma boca de lobo pública, numa transversal da rua Doralício Garcia, no Centro.

 

MÃO NA CONSCIÊNCIA II

Consciente, ela afirma que a atitude pode prejudicar ainda mais o escoamento das águas pela tubulação. Em pleno século 21, é estranho que parte da população ainda não tenha despertado para a necessidade de dar destino correto ao esgoto, de maneira que evite problemas coletivos futuros.

 

SERÁ QUE VAI?

A pergunta que todo mundo se faz agora, depois de anunciada a empresa que venceu a licitação para duplicar o trecho da BR 470 entre Blumenau e Indaial, é se a obra vai mesmo sair do papel. O custo deste trecho é de R$ 205,9 milhões, e ainda não há data prevista para o início das obras, porque o Ibama ainda não liberou as licenças ambientais. Depois das experiências mal-sucedidas com as pontes (do Vale, da Saudade e Hercílio Deeke), a dúvida é: vai ou não vai?

 

CACHORRO CELEBRIDADE I

A divulgação do atropelamento na BR-470 de uma moradora de rua, na manhã desta terça-feira, 23, repercutiu de maneira inesperada nas redes sociais. A foto no facebook do Cruzeiro do Vale teve mais de 5,5 mil compartilhamentos  e quase 3 mil curtidas, por um detalhe: o que realmente chamou a atenção dos internautas foi a presença de uma cadelinha, que acompanhava a mulher atropelada.

 

CACHORRO CELEBRIDADE II

Ela permaneceu ao lado da vítima durante todo o socorro dos bombeiros, até a porta da ambulância, e sua carinha de preocupada foi muito comentada na Internet. Depois do acidente, ninguém mais teve notícias do cão. Tava todo mundo querendo adotar o bicho, pelo menos enquanto sua dona se recupera. Há informações não confirmadas de que moradores do local teriam dado abrigo à fiel amiga de todas as horas. A foto percorreu o Brasil e até outros países.

 

OBRAS NA LAGOA I

A informação publicada no site oficial da Prefeitura, intitulada ?Samae executa nova tubulação de esgoto em parceria com moradores? é, a primeira vista, uma boa notícia. Porque o bairro, de características rurais e um dos mais distantes da área central da cidade, é praticamente abandonado no que diz respeito à infraestrutura. Quem conhece a localidade sabe do que estou falando.

 

OBRAS NA LAGOA II

Então, toda a informação de que está se fazendo algo no local, principalmente a instalação de nova tubulação de esgoto, é uma boa notícia para o bairro e uma boa notícia para o meio ambiente também. Esgoto de qualidade e com tratamento e destinação adequados significam qualidade de vida e menos contaminação dos mananciais de água, ribeirões, etc.

 

OBRAS NA LAGOA III

O problema é o final da frase: ?em parceria com moradores?. Então é necessário que a população da Lagoa, que deve pagar seu IPTU e demais impostos como todas as outras pessoas, e que tem uma presença menor dos serviços públicos em sua localidade, ainda precisa ajudar a fazer uma obra, que é de responsabilidade pública? Sinceramente, não acho justo...

 

 

Edição 1483

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.