Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

28/06/2013

CANCELADA

A procissão pelo rio Itajaí com imagem de São Pedro, marcada para domingo, foi cancelada devido à previsão de chuvas para este fim de semana. O nível do rio já está elevado demais, e a tendência é que suba ainda mais, tornando o trajeto perigoso para o tráfego das embarcações e para os festeiros. A informação foi repassada na tarde desta quinta-feira, 27, pela coordenadora da Defesa Civil, Mari Inês Testoni Theiss.

 

DEFESA CIVIL I

Toda a vez que chove, gasparenses precavidos olham para o céu, procuram informações sobre a previsão do tempo e traçam uma estratégia para enfrentar uma enxurrada. Os casos recentes não deixam as pessoas dormirem sossegadas quando acontece uma semana inteira de chuvas como essa que passou. Sem efetivo adequado e sem recursos para ampliar o atendimento preventivo, o jeito é trabalhar em parceria.

 

DEFESA CIVIL II

Essa é a proposta do vereador Marcelo Brick, que foi bem compreendida pela coordenadora da Defesa Civil na cidade. O jeito é darmos as mãos e trabalharmos em conjunto, visando sempre o melhor para a cidade. Não é porque os partidos são diferentes que vamos deixar de pensar alternativas em conjunto para a cidade, não é mesmo?

 

FESTA DE SÃO PEDRO

Começou nesta quarta, 26, e vai até domingo, 31, a maior festa religiosa da cidade. A Festa de São Pedro tem muitas atrações, gastronomia, sorteios, festividades, missa e muito mais. É festa para levar toda a família e se divertir com bastante alegria. O ponto alto das festividades de abertura é sempre a enorme fogueira, que atrai visitantes de diversas localidades. A imagem da igreja, imponente no alto do morro, abençoando a toda a cidade, é uma das imagens mais lindas para quem comparece ao evento. Realmente, é um espetáculo.

 

SEM DIN-DIN I

A história é velha, mas volta a se repetir. Problemas com a prestação de contas e com a qualidade do atendimento oferecido pelo Pronto Atendimento fizeram a Secretaria de Saúde suspender o repasse mensal ao Hospital.

 

SEM DIN-DIN II

A Secretária de Saúde Márcia Cansian diz que a decisão ocorreu porque há muitas pendências na prestação de contas, mas também em virtude das denúncias de mau atendimento aos usuários do Hospital. Depois de receber as denúncias, a equipe foi ao local e constatou que não havia médico de plantão.

 

NOVO PROTESTO I

Na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, às 18h, manifestantes voltarão às ruas de Gaspar para reivindicar, entre outros assuntos, melhorias nos serviços públicos e questões locais como agilidade nas obras das pontes. O protesto novamente é organizado pelas redes sociais. Desta vez o trajeto sai da Prefeitura de Gaspar, segue pela rua Coronel Aristiliano Ramos até a cabeceira da Ponte Hercílio Deeke, onde haverá uma parada de 15 minutos. 

 

NOVO PROTESTO II

De lá o grupo segue até a Avenida das Comunidades e, no trevo de acesso ao bairro São Pedro, haverá nova paralisação de 15 minutos. O percurso continua até a altura do Zoni Mais, onde os manifestantes seguem com destino à rua Industrial José Beduschi, retornando à Coronel Aristiliano Ramos para fechar o ato na praça em frente à Prefeitura.

 

 

Edição 1501

Comentários

Pietra Muller
28/06/2013 14:46
Gilberto,
Sempre leio a sua coluna, acho o seu modo de abordar os assuntos práticos e diretos, sem todo o "carnaval" utilizados em outras colunas. Parabéns.
Gostaria de destacar três tópicos da sua coluna.

Primeiramente a atitude do vereador Marcelo Brick que, ao encaminhar um requerimento à defesa civil, se pronunciou afirmando que a sua meta é ter um conhecimento para poder buscar ajudas pontuais naquilo que ainda falta melhorar. Acredito que deva sempre ser assim, independente do partido, os vereados quando eleitos trabalham para a comunidade e não para o seu partido. Quero crer que todos os nosso parlamentares partilham da mesma posição de Brick.

O Segundo tópico é quanto ao repasse ao Hospital. O papel da Prefeitura é ajudar a saúde da população. Deixar de repassar verbas é uma atitude reprovável que só causará maiores transtornos. Ao invés de tomar uma atitude como esta, deveriam buscar mais informações e melhores meios de auxiliar o nosso hospital. Com esta atitude podemos presumir que o governo mostra que se tá ruim, ele conseguem piorar.

Terceiro e ultimo ponto.
Protestos. Fico feliz de ver a comunidade gasparense apoiando os protestos. Em outros tempos, não tão distantes, veríamos várias pessoas (motoristas em sua maioria) criticando os protestos, confundindo o direito de reivindicação com badernas. Temos sim que protestar, com objetivos claros e práticos. E, infelizmente, motivos para se protestar em Gaspar é o que não falta.
(Ps: parada de 15m na Ponte já não é o que acontece todos os dias nos semáforos?)

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.