30/07/2013
Transporte I
Essa é uma daquelas discussões intermináveis, como quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Trata-se da melhora no transporte público oferecido no Brasil. Se fica bom para o povo, isso é, barato e com qualidade aceitável, não fica bom para os empresários, que precisam fazer mais investimentos e terão menos lucro. Se fica bom para os empresários, com uma tarifa adequada, fica caro para quem paga ou apertado para quem anda.
Transporte II
Em Gaspar, além das reuniões e audiências públicas que se sucedem sobre o tema, nada mais objetivo consegue ser implementado. A população reclama que em alguns horários há falta de ônibus e superlotação. Em outros, a lotação não é o problema, mas os horários são muito distantes, é preciso ficar muito tempo esperando no ponto.
Transporte III
Outro problema é o preço, sempre salgado para quem precisa se deslocar a trabalho ou para estudar. As empresas também reclamam que este custo é elevado e acaba contando muito na hora da contratação. Como o município não pode subsidiar o transporte coletivo, o jeito é tentar achar uma solução caseira e menos óbvia do que barrar o aumento.
Casarão demolido I
Um pedaço da história de Gaspar ficou para trás na última quinta-feira, 25. O antigo casarão da rua Frei Solano, no bairro Gasparinho, pertencente a Alexandre Faria da Costa, 78 anos, foi demolido no início da manhã deste dia.
Casarão demolido II
A construção foi erguida no início do século 20 e desde 2010 estava interditada por ordens da Defesa Civil, em consequência dos danos causados por uma enxurrada. A Defesa Civil informou que o imóvel poderia ser recuperado ou demolido, mas como os donos não tinham condições para restaurá-lo, optaram pela demolição.
Casarão demolido III
O casarão é o mesmo que, em abril deste ano, era utilizado por um tarado que amedrontava as mulheres que passavam pela via. O Cruzeiro do Vale noticiou a situação com exclusividade e, segundo informações levantadas pela reportagem na época, o tarado ficava dentro do imóvel, muitas vezes sem roupa, fazendo gestos obscenos e assediando as jovens. O caso foi denunciado à Polícia Militar, mas o acusado não foi encontrado.
Até quando?
A BR-470 registrou mais duas mortes no fim de semana, em um acidente em Gaspar. Outras duas pessoas ficaram feridas com gravidade, em outro acidente na mesma rodovia, na cidade de Ilhota.Excesso de velocidade e imprudência entre as principais causas. Está certo que as condições de visibilidade, sinalização e conservação da estrada não são das melhores, mas reduzir a velocidade e ter mais cuidado são as únicas alternativas antes da duplicação.
Ex-seminaristas
A coordenação do Encontro dos ex-seminaristas reuniu-se no último fim de semana no Eremitério de Rodeio para definir os últimos detalhes do grande encontro que acontece em janeiro de 2014, em Agudos/SP. Esse será, sem dúvida, um evento inesquecível, que está sendo aguardado por todos os colegas ex-seminaristas.
Bela festa
Muito bonita a já tradicional Festa de São Cristóvão, em homenagem aos motoristas, realizada em Gaspar neste domingo, 28. Já cedinho da manhã, por volta das 5h, muitos carros e caminhões já formavam uma enorme fila em toda a extensão da Avenida Francisco Mastella para participar da procissão dos motoristas. Uma festa emocionante, que marcou o domingo em Gaspar.
Edição 1510
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).