
Atenção, pais e responsáveis por alunos das redes estadual e municipal de Gaspar. As aulas desta terça-feira, dia 9 de dezembro, estão suspensas devido ao alerta de ciclone.
Na rede estadual, o cancelamento foi informado pela Secretaria de Estado de Educação, que enviou a decisão às Coordenadorias Regionais de Ensino. Já na rede municipal, a decisão foi anunciada pela prefeitura no fim da tarde desta segunda, dia 8.
O ciclone deve atuar em Santa Catarina entre segunda e quarta-feira, dias 8, 9 e 10 de dezembro. No primeiro dia, o risco é baixo. Na terça-feira, porém, a previsão indica chuva persistente e intensa desde a madrugada, com possibilidade de alagamentos e enxurradas.
Na quarta-feira, o sistema se afasta em direção ao oceano, reduzindo o volume de chuva, mas intensificando os ventos. Rajadas acima de 70 km/h podem atingir a região, especialmente áreas mais elevadas, representando risco de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica.
A Defesa Civil de Gaspar vai estar de plantão pelo telefone de emergência 199.
De acordo com meteorologistas da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical previsto para esta semana é considerado atípico por se desenvolver em período mais quente do ano e por se formar muito próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Outro aspecto incomum é a pressão atmosférica mais baixa do que a observada normalmente e o deslocamento lento do sistema, fatores que aumentam os impactos sobre o estado. Por isso, os efeitos do ciclone devem se estender desde seu processo de formação até seu afastamento para alto-mar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).