
Nos próximos dias, mais de seis mil alunos da rede municipal de ensino de Gaspar vão receber um cartão com R$220 de crédito, que deverá ser utilizado na compra de materiais escolares. A previsão é de que o valor seja liberado na última semana de janeiro, antes do início do ano letivo (marcado para 4 de fevereiro).
No momento, a secretaria de Educação está trabalhando na verificação da documentação das empresas cadastradas, que realizaram credenciamento até quinta-feira, dia 15. O processo segue para o Departamento de Compras para formalização da contratação e envio ao Tribunal de Contas.
Têm direito ao benefício todos os alunos cadastrados na rede municipal, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até os alunos do EJA. Para ter acesso ao cartão, é necessário estar regularmente matriculado. “Este é um importante apoio às famílias, especialmente neste período de volta às aulas, quando a compra de materiais escolares impacta diretamente no orçamento doméstico”, disse a secretária de Educação, Andréia Nagel.
Além do impacto social, o programa também vai impulsionar o comércio local. “Ao garantir que os recursos sejam utilizados exclusivamente em estabelecimentos credenciados da cidade, incentivamos o comércio, movimentamos as papelarias e mantemos esse investimento circulando dentro do próprio município”, garante o prefeito Paulo Norberto Koerich.
A estimativa de investimento é de R$1,32 milhão.
As unidades escolares serão responsáveis por repassar às famílias as orientações de acesso, listagem de materiais e cartões físicos. Se a entrega dos cartões não ocorrer a tempo o benefício será disponibilizado por meio de aplicativo para smartphone, com pagamento via QR Code.
O crédito poderá ser utilizado até o dia 31 de outubro de 2026, permitindo que as famílias façam compras de forma gradual e utilizem eventuais saldos ao longo do ano letivo. O cartão poderá ser usado apenas em estabelecimentos do município que realizarem credenciamento prévio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).