
A maior e mais brilhante superlua de 2025 poderá ser observada nesta quarta-feira, 5 de novembro, em todo o Brasil, caso as condições do tempo permitam. De acordo com o Observatório Nacional, este é o segundo e penúltimo fenômeno do tipo neste ano. O termo “superlua” é usado para descrever quando a Lua cheia coincide com o perigeu — o ponto de maior proximidade do satélite em relação à Terra —, fazendo com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.
A melhor visualização ocorrerá logo após o anoitecer, quando o satélite natural se torna visível no horizonte. O horário da lua cheia varia conforme a localização: em São Paulo, ela deve surgir por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28, segundo plataformas especializadas. Não é necessário o uso de equipamentos para observação, já que a olho nu a diferença de brilho e tamanho será perceptível.
Embora o termo “superlua” não seja uma designação científica aceita por todos os astrônomos, ele se popularizou desde 1979, quando foi criado pelo astrólogo Richard Nolle. O calendário astronômico do Observatório Nacional indica três superluas em 2025: a primeira ocorreu em 6 de outubro, a segunda acontece nesta quarta-feira, dia 5, e a última está prevista para 4 de dezembro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).