Neste domingo, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, Argentina e Alemanha será a final mais comum de todas as Copas. As seleções se enfrentaram nos mundiais de 1986 e 1990. No México, o título foi da Argentina. Na Itália, quatro anos depois, a Alemanha venceu.
Em 1986, Maradona garantiu o bi para os hermanos. Quatro anos depois, o futebol coletivo do time germânico comandado por Beckenbauer no banco e Matthäus no campo foi responsável pelo tri.
Para a final deste domingo, os alemães estão com moral alto pelo 7 a 1 no Brasil, mas os argentinos têm conseguido superar diversos obstáculos, com vitórias suados, sempre sob sofrimentos, como na vitória contra a Holanda, quando o goleiro Sergio Romero defendeu duas cobranças de pênaltis. Nos confrontos das seleções, será o 20° na história. No histórico geral, de 20 jogos, a Alemanha venceu seis, enquanto a Argentina venceu nove. Foram cinco empates na história.
Na Copa de 2014, segundo as estatísticas da Fifa, os argentinos chutaram mais, enquanto almães se destacam nos passes. Invictas, as duas seleções chegam às finais se destacando em diferentes fundamentos. Os argentinos, apesar dos poucos gols, são os que mais chutam, com média de 15,8 chutes por jogo, contra 14,7 dos alemães. Apesar disso, a Alemanha tem o melhor ataque da Copa, com 17 gols. Nos passes, os alemães lideram com vantagem. Foram 3421 passes concluídos nessa Copa, contra 2928 dos argentinos, que jogaram uma prorrogação a mais que os rivais da final.
______________________________________________________________________________________________
O Brasil entrou em campo contra a Holanda, neste sábado, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para fazer a sua última partida nesta Copa do Mundo muito pressionado após o vexame contra a Alemanha. E a equipe de Felipão e perdeu por 3 a 0 para a Holanda, mostrando as mesmas falhas que teve na semifinal. O resultado valeu para o time holandês o terceiro lugar no Mundial de 2014.
Com o resultado, o Brasil voltou a perder duas partidas seguidas em Copa do Mundo, o que só aconteceu em 1966 e 1974. E a seleção de Felipão termina a Copa do Mundo com 10 gols tomados nas duas partidas finais, com o 7 a 1 contra a Alemanha e os 3 a 0 contra os holandeses.
Felipão
Luiz Felipe Scolari diz que pode continuar comandando a seleção brasileira. Após a derrota para a Holanda, que deixou o time em quarto lugar da Copa de 2014, ele afirmou que coloca essa possibilidade nas mãos de José Maria Marin, o presidente da CBF.
A segunda passagem de Felipão pela seleção começou em fevereiro do ano passado, com uma derrota diante da Inglaterra, em Londres. Ao todo, foram 29 partidas, com 20 vitórias, seis empates e quatro derrotas. O melhor momento foi o título da Copa das Confederações no ano passado. O pior a goleada de 7 a 1 sofrida diante da Alemanha, quando acabou o sonho de ganhar sua segunda Copa do Mundo (foi campeão em 2002).
Se ficar no emprego até a próxima Copa, em 2018, na Rússia, ele irá se transformar no treinador mais veolho a comandar a seleção em um Mundial: terá 69 anos, três a mais do que Zagallo tinha na edição de 1998, na França.
![]() |
____________________________________________________________________________________________________
Brasil busca vitória simbólica contra Holanda neste sábado
Ainda juntando os cacos da derrota humilhante para a Alemanha por acachapantes 7 a 1, a Seleção Brasileira fez suas atividades nesta semana se preparando para a partida contra a Holanda neste sábado, dia 12, às 17h, em Brasília. Entre trabalhos regenerativos e táticos no Centro de Treinamento, na Granja Comary, em Teresópolis, ainda não se sabe e não foi divulgado pela comissão técnica qual será a equipe que irá enfrentar os holandeses.
A expectativa é se o treinador Luiz Felipe Scolari irá permanecer com os jogadores que atuaram na semifinal ou mudará algumas peças. Certo mesmo será a volta do zagueiro Thiago Silva, que retorna de suspensão automática.
__________________________________________________________________________________________________________________
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nem o mais exigente torcedor brasileiro imaginava um desfecho tão trágico para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Um verdadeiro baile alemão em pleno Mineirão terminou com o placar de 7 a 1 e com a eliminação do Brasil na competição. Thomas Mueller, Klose, Toni Kross (duas vezes), Khedira e Schürlle (também duas vezes) marcaram para a Alemanha, que agora enfrenta na final de domingo, no Maracanã, o vencedor de Argentina e Holanda, que se enfrentam nesta quarta-feira. No último minuto, Oscar descontou para o Brasil, que participa da disputa de terceiro lugar no sábado, em Brasília.
Após um começo de jogo com boa movimentação, o Brasil tomou o primeiro gol logo aos 10 minutos, numa cobrança de escanteio, com Thomas Muller aproveitando a falta de marcação. A partir daí o time de Felipão passou a assumir uma posição um pouco mais defensiva até os 23 minutos, quando tomou os segundo gol. Aí começou o sofrimento. Em seis minutos, os alemães marcaram quatro vezes, em um verdadeiro apagão da defesa brasileira. O ataque teve facilidade para fazer as triangulações e finalizar sem dificuldade contra o gol do goleiro Júlio César.
Mesmo com o cenário de jogo que deixou a torcida incrédula, Felipão deixou para mexer apenas no intervalo, quando colocou os volantes Paulinho e Ramires. Com uma Alemanha mais descomprometida e se poupando para a final, o Brasil criou mais e teve chances com Paulinho e Oscar. Mas foi muito pouco perto do que a torcida esperava e o Mineirão chegou a aplaudir e gritar Olé para o toque de bola alemão. No final de jogo, jogadores como David Luiz e Júlio César se desculparam com a torcida e não esconderam a tristeza com o fiasco das semifinais. Na coletiva, Felipão preferiu elogiar a aplicação da Alemanha e afirmou que os quatro gols em seis minutos da Alemanha praticamente definiram o placar da partida. No Mineirão, torcedores chegaram a deixar o estádio ainda no primeiro tempo, após a confirmação da supremacia alemã.
Em um jogo totalmente fora do esperado, a Holanda foi a última equipe a avançar para as semifinais após vencer nos pênaltis a seleção da Costa Rica, surpresa da Copa do Mundo do Brasil até aqui. No tempo normal e na prorrogação, os costarriquenhos conseguiram superar o forte ataque holandês com um 0 a 0.
Durante a partida, Sneijder acertou duas vezes a trave, uma em uma cobrança de falta e outra em um chute de fora da área. Já a Costa Rica se limitou a conter os ataques holandeses, mas conseguiu levar perigo em lances isolados, principalmente no segundo tempo da prorrogação, quando Ureña teve nos pés a chance de marcar. Pelo lado da Holanda, Robben levou movimentação ao ataque, mas a decisão acabou indo para os pênaltis. O camisa 10 da Costa Rica, Bryan Ruiz, e o zagueiro Umaña perderam seus pênaltis e definiram a classificação da Laranja Mecânica.
O polêmico técnico Louis Van Gal substituiu o goleiro titular Cillessen pelo segundo reserva Krul, especialista em cobrança de pênaltis, no último minuto da prorrogação. Mesmo irritado com a decisão, Cillissen comemorou as duas defesas do goleiro reserva e a classificação do time holandês, que agora enfrenta a Argentina, na quarta-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo. O vencedor deste duelo estará na final da Copa do Mundo, no domingo, dia 13, para enfrentar o vencedor da outra semifinal, entre Brasil e Alemanha, marcada para a terça-feira.
_____________________
Com um gol de Higuaín logo aos 8 minutos de jogo, a Argentina bateu a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo na tarde deste sábado, dia 5, e se garantiu nas semifinais da competição. A seleção argentina não chegava a essa fase de um Mundial desde 1990. Agora, os Hermanos esperam o vencedor entre Holanda e Costa Rica, que definirá o último classificado para as semifinais. Na outra chave, Brasil e Alemanha se enfrentam na terça-feira brigando por uma vaga na grande decisão. O grande desfalque do Brasil será Neymar, que fraturou uma vértebra no jogo desta sexta, contra a Colômbia, precisará ficar afastado do futebol de quatro a seis semanas e, portanto, está fora dos últimos jogos da Copa.
_______________________
No jogo que para muitos marcou a melhor atuação do Brasil na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1 na tarde desta sexta-feira, dia 4, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Com o resultado, o time de Felipão se garantiu nas semifinais da Copa, onde enfrentará a Alemanhã, na terça-feira, dia 8, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os alemães garantiram a vaga após vencer a França por 1 a 0 também nesta sexta-feira.
O Brasil abriu o placar logo no início do jogo, com Thiago Silva aproveitando cobrança de escanteio na esquerda do ataque brasileiro. Já no segundo tempo, em uma bela cobrança de falta da intermediária, David Luiz marcou o segundo do Brasil. Na parte final do jogo, a Seleção Brasileira voltou a cair de rendimento e a Colômbia aproveitou, ameaçando a meta do goleiro Júlio César. O herói brasileiro no jogo contra o Chile cometeu uma penalidade máxima, convertida pelo craque colombiano James Rodríguez, artilheiro da Copa agora com seis gols. No entanto a reação não foi suficiente para evitar a eliminação da Colômbia. Brasil e Alemanha fazem uma das semifinais na terça-feira. O duelo de quarta-feira será definido neste sábado, quando a Argentina disputa uma vaga com a Bélgica e a Holanda batalha pela outra vaga contra a Costa Rica.
Alvo de críticas após o jogo contra o Chile, por ter chorado antes da cobrança de pênaltis, Thiago Silva voltou a jogar bem e se redimiu com o gol, mas tomou o segundo cartão amarelo e não poderá disputar as semifinais. Dante deve entrar na zaga brasileira ao lado de David Luiz. No entanto, a maior ausência no time brasileiro a partir do próximo jogo será a de Neymar.
O craque brasileiro foi atingido pelo joelho do lateral colombiano Zuñiga nas costas e deixou o campo imediatamente para uma clínica particular e depois para um hospital, onde passou por exames. O diagnóstico foi de uma fratura na terceira vértebra, com tempo de recuperação inicial estimado entre quatro e seis semanas. Com isso, Neymar ficará fora tanto da semifinal contra a Alemanha, na terça-feira, quanto de uma possível final da Copa do Mundo, caso o Brasil passe pelos alemães.
A lesão do camisa 10 brasileiro, que já tinha quatro gols na competição, comoveu toda a torcida brasileira e principalmente os atletas da seleção, que nas redes sociais não pouparam mensagens de apoio ao craque, com promessas de dedicação em campo para superar a ausência do atacante do Barcelona. Neymar viajou para o Rio de Janeiro ainda na noite desta sexta, mas ainda não está definido se ele permanecerá com a delegação brasileira ou se precisará fazer novos exames. O substituto provável de Neymar na partida da Alemanha deve ser Willian, meia do Chelsea e que entra com frequência no time de Felipão.
![]() |
![]() |
Fotos: Getty Images |
Goleiro francês Lloris não conseguiu alcançar a cabeçada de Hummels |
A Alemaha venceu a França com gol do defensor Hummels, de cabeça, ainda no primeiro tempo, e está classificada para a fase semifinal da Copa do Mundo 2014. Agora, os alemães aguardam o vencedor entre Brasil e Colômbia, que jogam ainda nesta sexta-feira, dia 4, às 17h, em Fortaleza, pelas quartas de final. A fase semifinal para a Alemanha acontecerá na próxima terça-feira, dia 8, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
_________________________________________________________________________________________________________
A Argentina contou com a genialidade de seus dois principais jogadores para conseguir a vitória magra, sofrida, no fim do segundo tempo da prorrogação: 1 a 0, gol de Ángel Di María (foto) após lindo lance de Lionel Messi.
Mas a tensão durou até o último instante. Primeiro, Dzemaili cabeceou na trave e mandou o rebote para fora. Na falta na meia-lua, Shaqiri mandou na barreira, e o árbitro apontou para o centro do gramado. Explosão na Arena Corinthians.
Agora, os argentinos duelam contra a Bélgica, que venceu os EUA por 2 a 1 no tempo extra.
![]() |
|
Fotos: Getty Images |
______________________________________________________________________________________________________
![]() |
![]() |
Fotos: Getty Images |
Alemanha e França, nas quartas de final, se enfrentam na próxima sexta-feira, dia 4, no Rio de Janeiro, às 13h. A França bateu a Nigéria por 2 a 0 em Brasília, nessa segunda-feira, dia 30, pelas oitavas de final, com gols de Paul Pogba aos 34 minutos do segundo tempo e Yobo, que desviou contra a própria meta fechando a conta.
A Alemanha teve muitas dificuldades diante da Argélia, jogou bem abaixo do que poderia mostrar, mas conseguiu se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo, 2 a 1, com um gol no começo e outro no fim da prorrogação marcados por Schurrle e Ozil; Djabou ainda descontou nos acréscimos.
__________________________________________________________________________________________________________________
Com dois belos gols, o meia colombiano James Rodríguez ajudou muito a Colômbia a derrotar o Uruguai por 2 a 0. A Colômbia, ao chegar às quartas de final diante do Brasil, faz história. É a sua melhor campanha em Copas.
Aos 27 minutos, James Rodríguez recebeu a bola de costas para a grande área. Decidido a assumir o protagonismo que a história lhe dera, deu belo giro e, sem deixar a bola cair, mandou uma bomba para o gol. Muslera, verdade, até tocou nela. Mas ela também beijou trave, chão e rede. Golaço de Rodríguez. 1 a 0.
E James Rodríguez de novo deu o golpe final nos uruguaios, quando complementou uma tabela para fazer 2 a 0 para os colombianos. Agora, a Colômbia vai encarar o Brasil na sexta-feira, dia 4, às 17h, em Fortaleza, pela fase quartas de final.
__________________________________________________________________________________________________________________
Foi com muito sufoco e um susto enorme, mas a Holanda está nas quartas de final da Copa do Mundo. Grande sensação da primeira fase, a seleção laranja perdia o jogo até os 42 minutos do segundo tempo, mas buscou a virada que parecia impossível, bateu o México por 2 a 1 e segue viva na competição. Giovani dos Santos colocou os mexicanos em vantagem, mas Sneijder e Huntelaar, de pênalti, garantiram a reviravolta em seis minutos. E tudo isso debaixo de um calor infernal no Estádio Castelão, em Fortaleza. A Holanda duela contra a Costa Rica nas quartas, em Salvador, no próximo sábado, dia 5 de julho, às 17h.
Já o México volta para a casa lamentando depois de ter a vaga tão perto. E sem conseguir quebrar sua enorme maldição. Agora são seis Copas do Mundo seguidas em que a seleção mexicana é eliminada nas oitavas de final.
A Costa Rica segue fazendo história na Copa do Mundo. Neste domingo, o time comandado por Jorge Luís Pinto venceu a Grécia por 5 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal, na Arena Pernambuco, e avançou às quartas de final do Mundial pela primeira vez em todos os tempos, antes havia ido até as oitavas em 1990.vO herói na marca da cal foi o goleiro Keylor Navas, que, além de garantir o empate no tempo normal, quando os costarriquenhos jogaram com um a menos durante um longo período, ainda defendeu a cobrança do experiente Gekas, no canto direito.
Nas quartas, a equipe da América Central vai encarar a Holanda, que avançou após bater o México por 2 a 1, de virada, também neste domingo. O duelo será no próximo sábado, 5 de julho, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 17h.
_______________________________________________________________
Brasil vence Chile nos pênaltis e está nas quartas de final da Copa do Mundo
O Brasil bateu os chilenos em decisão por pênaltis por 3 a 2, depois de um empate em 1 a 1 em 120 minutos de jogo, neste sábado, dia 28, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
A Seleção Brasileira agora aguarda seu próximo adversário, que sairá do confronto desta tarde entre Colômbia e Uruguai, que jogam às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A fase quartas de final para o Brasil será dia 4 de julho, sexta-feira, em Fortaleza, às 17h.
Os gols da partida desse sábado para a Seleção Brasileira foram assinalados por David Luiz. Sánchez fez para o Chile. Nos pênaltis, as cobranças mais tensas foram a de Neymar, que abriu a vantagem por 3 a 2 na última serie de cobranças, a quinta. Já o defensor Jara deu azar, e chutou na trave, classificando o Brasil para as quartas de final: 3 a 2.
Primeiro tempo
O Brasil começou a partida com a substituição já previsível feita pelo técnico Felipão, a troca de volantes. Retirou Paulinho e colocou Fernandinho. Na primeira etapa, a seleção brasileira se impôs no início, chegou ao gol, mas sempre deu muitos espaços no sistema defensivo. Um vacilo numa cobrança de lateral permitiu o gol de empate de Sánchez e Neymar não encontrou as oportunidades nos contra-ataques, e desperdiçou as duas chances de gol.
Após cobrança de escanteio, Thiago Silva desviou de cabeça, e a bola entrou depois de uma dividida entre David Luiz e o defensor chileno Jara. No gol do Chile, Hulk vacilou depois de uma cobrança de lateral de Marcelo, Vargas roubou a bola e encontrou Sánchez na área. O atacante não perdoou: 1 a 1.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Chile dominou o meio de campo, e o Brasil encontrou muitas dificuldades na armação das jogadas, buscando o gol chileno somente em lançamentos longos da linha de defesa para o ataque, em especial depois da entrada de Jô no lugar de Fred. Ramires entrou no lugar de Fernandinho. As melhores chances no segundo tempo aconteceram aos nove minutos, quando o juiz inglês Woward Webb anulou o gol do Brasil. Hulk recebeu na área, dominou, mas o inglês marca toque de mão do brasileiro. No Chile, depois de boa jogada, Aránguiz apareceu livre na área, e o goleiro Julio Cesar salvou o Brasil em defesa de puro reflexo.
Prorrogação
Na prorrogação, nos primeiros 15 minutos, o Brasil impôs a esperada marcação pressão, e teve a melhor chance com Hulk, que deu ótimo drible na entrada da área e bateu forte, mas Bravo caiu para defender e salvar o Chile em um chute perigoso, rasteiro. Nos últimos 15 minutos da prorrogação, o Brasil continuou em cima da seleção chilena. Felipão tirou Oscar e colocou Willian. No entanto, a melhor chance foi a do Chile. O atacante Pinilla recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola explodiu no travessão. Em seguida, Ramires chutou de fora da área e a bola passou raspando na trave direita de Bravo, levando a partida para as penalidades máximas.
Pênaltis
Willian e Hulk erraram as cobranças para o Brasil, mas Julio Cesar defendeu duas cobranças dos jogadores do Chile. As cobranças mais tensas foram a de Neymar, que abriu a vantagem por 3 a 2, enquanto o defensor Jara deu azar, e chutou na trave, classificando o Brasil para as oitavas de final: 3 a 2.
![]() |
![]() |
Fotos: Getty Images |
![]() |
![]() |
Torcidas brasileira e chilena fizeram a festa | |
______________________________________________________________________
A Argélia empatou por 1 a 1 com a Rússia, nesta quinta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, e alcançou pela primeira vez as oitavas de final. E mais: a África terá dois representantes (Nigéria) na próxima fase, algo que nunca havia acontecido desde que a Fifa alterou o sistema de disputa com a fase de grupos antes do mata-mata, em 1986.
Os russos abriram o placar logo aos 6 minutos em belo cabeceio de Kokorin. O gol da classificação argelina saiu aos 15 da etapa final com Slimani, seu terceiro gol no Mundial. O estádio em Curitiba, com grande presença de argelinos, foi ao delírio. Dia 30, a Argélia enfrenta a Alemanha em Porto Alegre, às 17h. Já os belgas vão a Salvador para duelar com os Estados Unidos no dia seguinte, 1º de julho, às 17h.
Grande candidata a surpresa na Copa do Mundo de 2014, a Bélgica vai às oitavas de final na primeira colocação do grupo H. Mas o aclamado talento da geração de ouro do país ainda não deu as caras em solo brasileiro. Nesta quinta-feira, contra a Coreia do Sul, mais uma vitória, mas sem convencer, Com gol do capitão Vertonghen (foto). Os belgas agora vão a Salvador para duelar com os Estados Unidos no dia seguinte, 1º de julho, às 17h.
Com uma proteção no joelho direito e arrastando a perna, Cristiano Ronaldo deu apenas a sua impressão sobre a vitória de 2 a 1 de Portugal em cima de Gana, nesta quinta-feira, no Estádio Nacional, em Brasília. Para o craque, ficou a sensação de que dava para se classificar. "Foi um jogo em que tínhamos de ganhar e ganhamos. Criamos diversas oportunidades e não conseguimos concretizar. Sabemos que era complicado", afirmou.
A Alemanha venceu os Estados Unidos por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Arena Pernambuco, pela última rodada do grupo G da Copa do Mundo. Com o resultado, os europeus avançam na 1ª colocação da chave, com 7 pontos, enquanto os americanos passam em 2º, graças à vitória de Portugal sobre Gana. O autor do único do gol da partida foi Thomas Muller, no início do segundo tempo. Foi o 4º gol do atacante no Mundial do Brasil, o que o coloca entre os artilheiros do torneio, ao lado de Neymar e Lionel Messi. Nas oitavas, a Alemanha pega a Argélia, em Porto Alegre, às 17h. Já os belgas vão a Salvador para duelar com os Estados Unidos no dia seguinte, 1º de julho, às 17h.
![]() |
![]() |
Fotos: Getty Images |
Luis Suárez está fora da Copa do Mundo 2014, e muito mais. Acusado de morder o zagueiro italiano Chiellini, o atacante da seleção do Uruguai foi punido nessa quinta-feira, dia 26, pela Fifa com uma suspensão de nove partidas. Como o máximo que a Celeste ainda pode disputar nesta edição do Mundial são quatro jogos, o camisa 9 não poderá mais atuar. Além disso, Suárez está banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo período de quatro meses. A Federação Uruguaia de Futebol pode recorrer da decisão, mas qualquer decisão favorável ao atacante uruguaio não valerá como efeito suspensivo para Suárez atuar ainda neste mundial, ou seja, o goleador está fora da Copa.
Lionel Messi comandou a vitória da Argentina sobre a Nigéria por 3 a 2 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, assinalando dois gols. Sobre a festa nas arquibancadas e também fora delas na capital do Rio Grande do Sul, Lionel Messi dedicou a vitória a eles. "A seleção está dando alegrias hoje, sabíamos que Porto Alegre estava uma loucura, e pudermos dar um presente a todas essas pessoas que fizeram um sacrifício para vir até aqui", afirmou. A Argentina encara a Suíça nas oitavas de final, em São Paulo, na terça-feira, dia 1 de julho, às 13h.
Na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira, em Salvador, a Bósnia conquistou sua primeira vitória em copas sobre o Irã, por 3 a 1. É verdade que o feito pouco valeu, já que a única seleção estreante de 2014 já estava eliminada, após duas derrotas nos primeiros jogos da Copa. Mas o placar serviu para acabar com o sonho do Irã, que dependia apenas de um triunfo para avançar, também pela primeira vez em sua história, a uma oitavas de final de Mundial.
Com o resultado, a Bósnia fechou sua participação no grupo F em terceiro lugar, com três pontos, atrás das classificadas Argentina e Nigéria. Os iranianos permaneceram com apenas um ponto e se despediram da Copa com a pior campanha da chave, tendo marcado apenas um golzinho, o desta quarta, com Ghoochannejhad.
![]() |
|
Fotos: Getty Images. Irã está fora |
O meia-atacante suíço Xherdan Shaqiri decidiu praticamente sozinho nesta quarta-feira, com três gols, e a Suíça venceu por 3 a 0 Honduras e escreveu uma nova história na Arena da Amazônia, em Manaus, com a classificação para a próxima fase confirmada. Com o segundo lugar da chave E, a Suíça vai encarar nada mais nada menos do que a Argentina nas oitavas de final em São Paulo, na terça-feira, dia 1 de julho, às 13h.
A França poupou titulares, cumpriu o seu objetivo e confirmou a vaga nas oitavas de final. O Equador lutou, foi valente, mas acabou sendo a primeira equipe sul-americana eliminada da Copa do Mundo de 2014. O empate por 0 a 0, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, não entrou para a lista dos grandes duelos da competição, mas foi uma partida cheia de oportunidades de gol.
Dos seis times do continente, cinco (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai) avançaram para a próxima fase, menos o Equador. Agora, a França pega a Nigéria, na segunda-feira, dia 30, às 13h, em Brasília.
Uruguai elimina Itália da Copa do Mundo
Com um gol salvador de cabeça do zagueiro e capitão Godín, após cobrança de escanteio aos 35 minutos do segundo tempo, o Uruguai eliminou a Itália da Copa do Mundo e classificou-se às oitavas de final da competição. O jogo terminou 1 a 0 para o Uruguai.
Em partida muito truncada na primeira etapa, a Itália teve o domínio da posse de bola, mas foi pouco objetiva. Os uruguaios finalizaram mais e, pelo menos uma vez, obrigou Buffon a fazer uma boa defesa. Pirlo teve pouco espaço, mas conseguiu fazer bons lançamentos para Balotelli e Immobile, que não conseguiram finalizar com perigo.
No segundo tempo, a expulsão do volante italiano Marchisio após entrada dura no volante do Uruguai Arévalo Ríos mudou a configuração da partida, pois o Uruguai foi para o ataque, para o ?abafa?. O goleiro da Itália Buffon chegou a fazer uma grande defesa em chute forte, rasteiro de Suárez dentro da área, mas não conseguiu defender a cabeçada de Godín, para a festa da torcida uruguaia.
A Inglaterra se despediu melancolicamente da Copa do Mundo com um empate com a Costa Rica por 0 a 0. Durante a partida, ambas as equipes tiveram chances de gol, mas sem aproveitamento. A Costa Rica terminou em primeiro lugar do grupo D, com sete pontos, seguido do Uruguai, com seis pontos.
![]() |
|
Fotos: Getty Images |
Pelo grupo C, a Colômbia goleou o Japão por 4 a 1 e avançou às oitavas de final, assim como a Grécia, que bateu a Costa de Marfim por 2 a 1, em um pênalti convertido aos 45 minutos do segundo tempo. Agora, a Colômbia vai encarar o Uruguai nas oitavas de final neste sábado, dia 28, às 17h, no Rio de Janeiro, no Maracanã. Cuadrado, de pênalti, Jackson Martínez, duas vezes, e James Rodríguez (foto) fizeram os gols dos colombianos. Shinji Okazaki fez o gol de honra do Japão. Com o resultado, a Colômbia manteve o 100% de aproveitamento, chegou a nove pontos e ficou com o primeiro lugar do grupo C.
Deste confronto, entre Colômbia e Uruguai, sai o adversário do Brasil nas quartas de final, caso a Seleção Brasileira supere o Chile também neste sábado, às 13h, em Belo Horizonte, no Mineirão. A Grécia vai medir forças com a Costa Rica nas oitavas às 17h deste domingo dia 29, em Recife, e desta partida sai o adversário de Holanda ou México, que também atuam neste domingo, às 13h, em Fortaleza.
Com um gol de pênalti de Samaras aos 47min do segundo tempo, a Grécia venceu a Costa do Marfim pelo placar de 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza, e avançou pela primeira vez na história às oitavas de final do torneio.
O tento decisivo surgiu em um momento inesperado. Apesar de saírem em vantagem com um gol de Samiris durante a primeira etapa, os gregos sofreram o empate de Bony na etapa final e sofreram com o ataque marfinense. Nos últimos minutos, na base do conhecido ?abafa', Samaras tentou chutar e dividiu com Serey Dié. O árbitro Carlos Vera assinalou a penalidade. Samaras cobrou com precisão, venceu o goleiro Barry e garantiu a primeira vitória da Grécia na Copa do Mundo.
_______________________________________________________________________________________________________
A partir de agora, é matar ou morrer. Depois de golear Camarões por 4 a 1 nessa segunda-feira, no Estádio Mané Garrincha, o Brasil enfrentará nas oitavas de final o Chile, segundo colocado do grupo B, neste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 13h.
Neymar, duas vezes, e Fred, fizeram os gols da Seleção Brasileira. O México terminou em segundo colocado na chave A, após vencer a Croácia por 3 a 1. Agora, nas oitavas, os mexicanos medirão forças contra a Holanda, líder do grupo B, com 100% de aproveitamento.
Primeiro tempo
Começando o jogo com o mesmo time do duelo de abertura do Mundial, na vitória em cima da Croácia por 3 a 1, o Brasil passou sufoco na primeira etapa, e administrou a vitória no segundo tempo. Camarões deu trabalho pelo fato de atuar e atacar pelo lado esquerdo do Brasil, explorando as deficiências de marcação do lateral-direito brasileiro Daniel Alves, por meio do volante N'Guemo e do ala esquerdo Bedimo.
Foi neste setor que Camarões fez o gol de empate, aos 25 minutos, quando Nyom passou por Daniel Alves e cruzou para o zagueiro Matip aparecer livre no meio da área e completar para as redes. Antes, Neymar, aos 16 minutos, Luiz Gustavo rouba a bola de Nyom na esquerda e cruzou rasteiro. Neymar apareceu no meio da área e tocou de chapa no canto esquerdo do fraco goleiro Itandje da Seleção Camaronesa.
Quando o Brasil sofria pressão de Camarões, levando, inclusive, uma bola no travessão, Neymar, o diferencial do Brasil no jogo, recebeu passe de Marcelo, passou pelo marcador N'Koulou e bateu no canto direito do goleiro, 2 a 1, para finalizar os trabalhos na primeira etapa.
Segundo tempo
Com duas substituições, uma no intervalo, e a segunda aos 17 minutos da etapa complementar, o técnico Felipão viu o efeito esperado nas alterações logo aos 4 minutos. E veio por meio de Fred, o homem-gol da Seleção, que debutou no mundial após troca de passes entre Fernandinho e David Luiz na ala esquerda do campo. David cruzou para o meio e Fred cabeceou firme para as redes, em posição legal, na linha da bola de onde veio o cruzamento. Para resguardar o principal jogador brasileiro para o confronto das oitavas de final, Felipão retirou o artilheiro da copa com quatro gols, Neymar, e colocou Willian. Aos 38, ainda deu tempo para Fernandinho fazer o dele. Após grande triângulação entre Oscar, Fred e Fernandinho, o volante bateu na saída de Itandje para ampliar e definir o placar final: 4 a 1 para o Brasil.
![]() |
![]() |
Crédito Fotos: Getty Images |
![]() |
![]() |
Crédito foto: Dolores Ochoa - Associated Press |
Chile tem meio de campo e ataque como pontos fortes
A seleção chilena irá enfrentar os donos da casa, o Brasil, neste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 13h. Comandados pelo técnico Jorge Sampaoli, a seleção chilena tem como característica a pressão constante na marcação na saída de bola e a imposição de um estilo de jogo que explora passes rápidos em profundidade para a insinuante dupla de ataque: Vargas (foto) e Alexis Sánchez, que atuam na Liga das Estrelas, a Espanhola, no Valência e no Barcelona respectivamente. Outro ponto forte do Chile é o jogador Aránguiz, do Internacional de Porto Alegre, volante que tem liberdade para articular e finalizar as jogadas da seleção chilena.
Edição 1596
______________________________________________________________________________________________________
Nos principais jogos desse final de semana, destaque para a eliminação da Inglaterra, que foi derrotada no final do segundo tempo pelo Uruguai, por 2 a 1, com dois gols de Súarez, atacante uruguaio, que foi o artilheiro da temporada da Liga Inglesa, com mais de 30 gols. Com a vitória da Costa Rica sobre a Itália, por 1 a 0, os ingleses já deram adeus à Copa. A França engrenou de vez ao bater a Suíça por 5 a 2. Pelo mesma chave, a E, o Equador venceu de virada a seleção de Honduras, 2 a 1.
A Argentina voltou a apresentar um mau futebol pela segunda rodada do grupo F, e suou muito para vencer o Irã, pelo placar mínimo, 1 a 0. Pelo mesma chave, a Nigéria bateu a Bósnia também por 1 tento a 0. Pelo grupo G, dois jogos. Portugal escapou de ser eliminado precocemente ao empatar no último minuto com os Estados Unidos, 2 a 2, e a Alemanha tropeçou contra Gana, e empatou pelo mesmo placar. No grupo H, a Bélgica encaminhou a classificação antecipada ao superar a Rússia por 1 a 0, enquanto a Argélia fez 4 a 2 na Coreia do Sul.
![]() |
![]() |
Fotos: Getty Images | França, Portugal, Gana, Coreia e Bélgica em campo |
A Colômbia venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 no primeiro jogo desta quinta-feira, dia 19, da Copa do Mundo 2014. O jogo foi realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado, os sul-americanos praticamente garantiram a classificação para as oitavas-de-final. Já os africanos terão que vencer a Grécia, na última rodada da fase de grupos, se quiserem se garantir na segunda fase. Às 19h, Grécia e Japão se enfrentam pelo complemento da rodada do Grupo C. Os gols da Colômbia foram marcados por James Rodríguez e Juan Quintero. Gervinho descontou para os marfinenses.
O primeiro gigante do futebol mundial caiu nesta Copa do Mundo do Brasil. A Espanha, detentora do último título, em 2010, foi eliminada precocemente ao perder para o Chile por 2 a o, no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 18.
O Chile praticamente não deu espaço para a Espanha imprimir o seu ritmo de jogo. A mobilidade dos atacantes chilenos confundiu bastante a defesa espanhola. Na frente, espanhóis praticamente não levaram perigo ao gol de Bravo, goleiro chileno. Os dois gols do Chile foram na primeira etapa. O primeiro tento foi de Vargas, que recebeu passe de Sánchez para bater para o gol. No segundo gol, Sánchez cobrou falta, Casillas rebateu para o meio da área, e Aránguiz, jogador do Internacional de Porto Alegre, pegou a sobra, dominou e bateu de efeito, de três dedos, um golaço.
Na última rodada do grupo B, Espanha e Austrália cumprem tabela em Curitiba, no dia 23 de junho, às 13h, mesmo horário em jogam Holanda e Chile, em São Paulo.
Para coroar a Copa do Mundo dos gols bonitos, dos artilheiros e das viradas. Nesta quarta-feira, dia 18, a Holanda saiu na frente, levou a virada, mas conseguiu retomar a vantagem, superando a Austrália por 3 a 2, no Beira-Rio, pela segunda rodada do grupo B do Mundial. A Laranja Mecânica vai para seis pontos e coloca os pés nas oitavas de final. A Austrália, que não pontuou, ainda tem chances de classificação.
Com motor nos pés, Robben disparou sem conseguir ser alcançado e foi parar Somente na rede adversária. Um minuto depois, Cahill roubou a cena e igualou o marcador com um chutaço de primeira. No segundo tempo, Bozanic chutou na mão de Janmaat. O juiz anotou pênalti convertido por Jedinak. Van Persie empatou de novo, e em chute de fora da área, Depay virou o marcador.
![]() |
![]() |
Fotos: Reuters | Diego Costa não emplaca, e Holanda é só festa |
![]() |
|
Foto: Getty |
A seleção croata despachou Camarões para casa e goleou por 4 a 0 na noite dessa quarta-feira, na Arena d
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).