O técnico Emerson R. Theiss e os ciclistas de downhill Luiz Eduardo Scheffer, Julio Cezar F. Plucenio e Carlos Laurindo têm pedalado para superar seus adversários em competições regionais e estaduais, representando Gaspar por meio da Fundação Municipal de Esportes, FME.
O Downhill, uma modalidade do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso, seja em montanhas e em escadarias, tem cativado os atletas pela adrenalina que apresenta em cada competição e trechos percorridos.
Emerson Theiss, técnico da equipe de Gaspar, observa que o esporte é uma competição contra o relógio, e que todo o cuidado é pouco nas descidas super perigosas sobre duas rodas da bicicleta. ?O atleta de downhill têm vários desafios a começar pela sua coragem em superar os obstáculos das pistas. O downhill exige uma boa técnica e habilidade de pilotagem a fim de enfrentar raízes de árvores, saltos, pedras, valetas e muita lama nos dias de chuva?, comenta Emerson.
Com chances de em 2014 tornar-se um esporte olímpico, Emerson frisa que além da habilidade exigida na pilotagem, a modalidade requer muita explosão muscular e física. ?O atleta necessita utilizar toda sua resistência em poucos minutos, para poder diminuir seu tempo aos oponentes?, observa Emerson.
Com uma pista localizada no Morro do Parapente, cedida por particulares, onde há espaço para ampliação de uma construção de uma pista nos moldes de competições nacionais, Emerson, ao lado de outros praticantes, pratica o esporte desde a infância. ?O downhill em Gaspar é muito novo. Em 2010 o esporte ficou mais forte e sério porque até então não tínhamos os equipamentos adequados?, comenta o técnico.
Parceria
Com parceria firmada com a Fundação Municipal de Esportes, FME, desde 2011, neste ano foi firmada a equipe de downhill da FME de Gaspar, que é constituída por três atletas e um técnico. ?Representamos o município de Gaspar nas competições, como o estadual e outras provas, além de representar a cidade nos Jogos Abertos?, declara Emerson Theiss.
A próxima competição da equipe de Gaspar será em Pomerode, nos dias 24 e 25 de maio, na 2ª etapa do Catarinense de Downhill. ?Estamos em busca de resultados mais expressivos. O quem tem valido são as experiências em todas as etapas que temos participado. Os resultados virão naturalmente?, acredita o treinador.
De acordo com Emerson, quem quiser praticar o esporte precisa priorizar o fator segurança. Porém, os equipamentos de segurança e bikes são importados e têm um alto custo no mercado nacional. As bikes, conhecidas como Full Suspension, custam a partir de R$ 5 mil até R$ 30 mil. ?Para quem tem interesse em praticar o esporte é só se dirigir nos finais de semana até a nossa pista situada no Morro do Parapente, que conversamos com os interessados sobre o esporte e sua prática?, avisa Emerson Theiss.
Edição 1585
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).