O futebol catarinense está na linha de tiro de uma série de liminares que atinge o Campeonato Brasileiro de 2014, que inicia neste final de semana. Depois de ter conseguido um feito inédito em 2013, carimbando o passaporte de três times na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014: Figueirense, Chapecoense e Criciúma, o time da Capital ainda corre o risco de ficar de fora da elite do futebol brasileiro.
A confusão envolvendo o início ou não do Campeonato Brasileiro ganhou mais um capítulo nesta semana. Dessa vez, porém, Portuguesa e Fluminense não são os personagens. Através de uma liminar na Justiça do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, viu-se obrigada a colocar o Icasa como integrante da elite do Brasileirão.
A diretoria do time do Ceará alega que o Figueirense escalou o volante Luan de maneira irregular contra o América-MG, pela segunda rodada da Série B do ano passado. A alegação é que o jogador retornou de empréstimo junto ao Metropolitano antes que o contrato fosse encerrado e, por isso, não poderia entrar em campo diante do Coelho. Depois de ser notificada pela Oficial de Justiça no fim da tarde desta terça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já começou a se mexer para derrubar essa liminar. A entidade entrou com um pedido nas primeiras horas dessa quarta-feira contra a decisão da Justiça. Uma das cartas na manga da CBF é que o Superior Tribunal de Justiça, STJ, decidiu que todas as tentativas de acesso à elite do Brasileirão se concentrariam apenas na 2ª Vara Cível do Rio.
Confirmada a participação do Figueirense na Séria A, apenas o Estado de São Paulo irá supera o futebol de SC no Brasileirão de 2014. Os estados vizinhos do Paraná e do Rio Grande Sul terão dois representantes no Brasileirão de 2014.
No cronograma divulgado pela CBF, haverá nove rodadas para antes da Copa do Mundo, e o retorno da disputa três dias depois da final do torneio. A primeira rodada começa neste final de semana, dia 20 de abril. Pela Série B, Vasco e Portuguesa tentarão o retorno à elite. A Portuguesa desistiu de ir à justiça comum depois de uma série de liminares envolvendo o caso dos pontos perdidos no Brasileirão de 2013, envolvendo a escalação de um jogador que estaria escalado de forma irregular, na última rodada do campeonato do ano passado. Os catarinenses Avaí e Joinville lutam também pelo acesso à Série A de 2015.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).