As equipes de capoeira de Gaspar e Ilhota, treinados pelo grupo Liberdade em Movimento, de Piçarras, se tornarão maiores neste sábado, dia 9. Por meio do 4º batizado e a troca de graduação, 23 capoeiristas subirão o nível de dificuldade no esporte. O evento será realizado a partir das 14h no Ginásio Municipal Osvaldo Teixeira de Melo, localizado ao lado da Igreja Matriz São Pio X.
O professor e orientador do grupo, Sydney Malcon Machado, mais conhecido como Formado Gordinho, explica que o processo de batizado e graduação torna os capoeiristas mais àgeis e apaixonados pela arte marcial brasileira. “Para trocar de cordão, os praticantes do esporte devem jogar capoeira com um professor de maior graduação e assim efetivar seu avanço na modalidade”, destaca.
Os capoeiristas do grupo Liberdade em Movimento são premiados constantemente e apresentam diversos troféus e medalhas de campeonatos estaduais e sul-brasileiros. As conquistas tiveram início em 2008, quando Deivson Domingos de Oliveira fundou o grupo, afim de por em prática o Projeto Educar Para Não Punir. “Apresentamos uma saída saudável para a molecada que merece mais atenção, afim de evitar que se envolvam com drogas ou violência”, enfatiza. Deivson está ansioso para o evento. “Todos terão seus esforços e dedicações reconhecidos. Foi um ano de treinamentos e construção de amizades. É gratificante”, conta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).