Por Thiago Moraes
Não se trata de mais um jogo do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, a Taça DL Cor Convênios. É decisão, vale título. É o embate dos únicos invictos, dois gigantes do futebol amador. Ciro, de Gaspar, e Cineblu, de Blumenau, jogam a final do campeonato neste sábado, dia 23, às 17h, no campo do Marcelo Poffo, bairro Santa Terezinha.
A partida reforça a tradição do futebol brasileiro em revelar talentos e confirmar realidades. Com apenas 16 anos, Igor Koehler, goleiro do Ciro, de 1m90, é um dos menos vazados do torneio e uma das gratas revelações do campeonato.
O arqueiro irá enfrentar Anderson de Lima Saragozo, um dos goleadores da competição. ?Será uma partida tensa. Precisamos jogar com inteligência, pois qualquer descuido pode ser fatal?, declara Anderson.
Com uma proposta de jogo baseada na movimentação de um meio de campo dinâmico, sem posicionamentos engessados, o Cineblu, com cinco anos de história, deu muito valor durante o torneio à questão tática. Com a perda da posse de bola, cada jogador participa da recomposição defensiva em qualquer setor. Sem mistério, o time é um explorador de contra-ataques. ?Jogamos no erro do adversário, sempre em velocidade?, conta o atacante Anderson.
Uma das realidades da Taça DL Cor Convênios, o artilheiro da competição Erviton Correa, com 10 gols, do Ciro, é daqueles jogadores que não desaparece em jogo importante. Com um perfil à la Romário, Erviton é um exímio definidor, sendo um centroavante que se posiciona na grande área à espera da finalização certeira. ?Posicionamento é tudo. Jogo mais centralizado, abrindo espaços para os nossos meias criarem as jogadas para eu concluir?, conta Erviton.
Com um futebol que alterna velocidade, o Ciro, tetracampeão do torneio, prioriza o toque de bola de um lado para o outro até romper as barreiras da marcação. É veloz na construção de jogadas e extremamente marcador nos pontos fortes dos times rivais.
Segundo o organizador do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, Rubens Benevenutti, o Binho, a final deste ano simboliza a evolução da Taça DL Cor. O torneio, na visão dele, foi equilibrado e emocionante e teve belos gols e muitos bons jogadores. Por outro lado, foi excessivamente corrido e brigado. ?Estamos eufóricos com o fato de esta final representar um enorme avanço no futebol praticado pelos jogadores dos times da Taça DL Cor Convênios. É o novo futebol gasparense, cheio de atletas talentosos e aguerridos?, comenta Binho.
Expectativa toma conta dos times Ciro e Cine Blu
![]() |
![]() |
Quando a partida é no sistema mata-mata, o jogo tende a ser mais emocionante, afinal joga-se a vida durante os dois períodos. Se vierem a prorrogação e pênaltis, mais emoção à vista. A final da 14ª Taça DL Cor Convênios será em jogo único, em dois tempos de somente 25 minutos. Caso haja empate no tempo normal, haverá prorrogação de 20 minutos. Persistindo o empate, disputa por pênaltis.
A responsabilidade pesa não somente sobre os jogadores, mas sobre os dirigentes também. Um dos ditados mais famosos do mundo da bola é: ?o segredo é diminuir o erro, porque inevitavelmente você erra?. Presidente da equipe do Ciro, que completará 20 anos de existência em 2014, Ciro André Quintino sabe que todo cuidado ainda será pouco na decisão deste sábado. ?Quem estiver num melhor dia vencerá. Os detalhes farão a diferença?, prevê Ciro, que também acumula a função de treinador.
Rodrigo Nascimento e Bianca Cascaes, dirigentes do Cineblu, esperam que o trabalho desenvolvido por todos seja concluído com o título. ?Participamos pela primeira vez desta competição e já chegamos à final. Estamos felizes, mas vamos em busca do caneco?, avisa Bianca, que observa que o time vai completo à decisão.
O terceiro lugar será de Freicümadre ou Estamparia Bimo, que duelam às 16h também no campo do Marcelo Poffo. A Taça DL Cor Convênios teve uma média, até o momento, de três gols por partida, com 220 gols feitos em 74 jogos.
Edição 1543
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).