A Colômbia venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 no primeiro jogo desta quinta-feira, dia 19, da Copa do Mundo 2014. O jogo foi realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado, os sul-americanos praticamente garantiram a classificação para as oitavas-de-final. Já os africanos terão que vencer a Grécia, na última rodada da fase de grupos, se quiserem se garantir na segunda fase. Às 19h, Grécia e Japão se enfrentam pelo complemento da rodada do Grupo C. Os gols da Colômbia foram marcados por James Rodríguez e Juan Quintero. Gervinho descontou para os marfinenses.
O primeiro gigante do futebol mundial caiu nesta Copa do Mundo do Brasil. A Espanha, detentora do último título, em 2010, foi eliminada precocemente ao perder para o Chile por 2 a o, no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 18.
O Chile praticamente não deu espaço para a Espanha imprimir o seu ritmo de jogo. A mobilidade dos atacantes chilenos confundiu bastante a defesa espanhola. Na frente, espanhóis praticamente não levaram perigo ao gol de Bravo, goleiro chileno. Os dois gols do Chile foram na primeira etapa. O primeiro tento foi de Vargas, que recebeu passe de Sánchez para bater para o gol. No segundo gol, Sánchez cobrou falta, Casillas rebateu para o meio da área, e Aránguiz, jogador do Internacional de Porto Alegre, pegou a sobra, dominou e bateu de efeito, de três dedos, um golaço.
Na última rodada do grupo B, Espanha e Austrália cumprem tabela em Curitiba, no dia 23 de junho, às 13h, mesmo horário em jogam Holanda e Chile, em São Paulo.
Para coroar a Copa do Mundo dos gols bonitos, dos artilheiros e das viradas. Nesta quarta-feira, dia 18, a Holanda saiu na frente, levou a virada, mas conseguiu retomar a vantagem, superando a Austrália por 3 a 2, no Beira-Rio, pela segunda rodada do grupo B do Mundial. A Laranja Mecânica vai para seis pontos e coloca os pés nas oitavas de final. A Austrália, que não pontuou, ainda tem chances de classificação.
Com motor nos pés, Robben disparou sem conseguir ser alcançado e foi parar Somente na rede adversária. Um minuto depois, Cahill roubou a cena e igualou o marcador com um chutaço de primeira. No segundo tempo, Bozanic chutou na mão de Janmaat. O juiz anotou pênalti convertido por Jedinak. Van Persie empatou de novo, e em chute de fora da área, Depay virou o marcador.
![]() |
![]() |
Fotos: Reuters | Diego Costa não emplaca, e Holanda é só festa |
![]() |
|
Foto: Getty |
A seleção croata despachou Camarões para casa e goleou por 4 a 0 na noite dessa quarta-feira, na Arena da Amazônia.
Com o resultado, o time entra na última rodada dependendo de si mesmo em confronto decisivo com o México na próxima segunda-feira, na Arena Pernambuco, no Recife, às 17h, para assegurar vaga nas oitavas de final. No mesmo dia, o Brasil recebe Camarões em situação confortável e tenta afastar qualquer possibilidade de zebra no Estádio Nacional, em Brasília.
Quem passar enfrenta Chile ou Holanda na fase seguinte, ainda depende da posição final de cada grupo.
Depois de um susto, os belgas conseguiram ganhar da Argélia na tarde desta terça-feira, dia 17, no Mineirão, de virada, por 2 a 1. A "sensação" europeia começou o jogo tomando um gol da estrela adversária, Feghouli, de pênalti, e demorou para se recuperar. O empate foi sair já no meio do segundo tempo, com Fellaini, que havia iniciado a partida no banco. O gol da vitória foi feito por outro reserva: Mertens, já no final do duelo, que acabou com as esperanças dos argelinos, com um belo chute na entrada da área.
O próximo confronto da Bélgica é contra a Rússia, no domingo, dia 22 de junho, às 13h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A Argélia enfrenta a Coreia do Sul na mesma data, às 16h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Rússia e Coreia do Sul, nesta terça-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, empataram em 1 a 1. Os sul-coreanos abriram o placar em falha grotesca de Akinfeev, em chute à distância de Lee Keun Ho. O maior frangaço até aqui do Mundial. Os russos responderam logo depois, em tentativa de Dzagoev que a marcação bloqueou e, ao tentar aliviar, entregou para Kerzhakov deixar tudo igual. Na próxima rodada, a Bélgica enfrenta a Rússia, no domingo, às 13h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, porém, mais tarde, às 16h, Coreia do Sul e Argélia se encontram no Beira-Rio, em Porto Alegre.
![]() |
![]() |
Fotos: Reuters |
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
![]() |
Fotos: Agência Reuters |
Nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a Alemanha passou o trator em Portugal, vencendo por sonoros 4 a 0, pela 1ª rodada do grupo G. O embalo alemão iniciou aos 10 minutos da primeira etapa. João Pereira derrubou Gotze na área e o árbitro marcou pênalti. Sempre preciso, Thomas Muller converteu e marcou o mais rápido tento de penalidade dos alemães em Copas.
O segundo veio aos 32, quando Kroos bateu escanteio perfeito na cabeça do zagueiro Hummels, que estufou as redes. Se a vida dos alemães já estava fácil, ficou ainda mais aos 37, quando o brasileiro naturalizado português Pepe agrediu Thomas Müller e levou cartão vermelho direto, deixando o campo sob enorme vaia da torcida. Pouco depois, o próprio Müller aproveitou falha da zaga para fazer seu segundo na partida.
Aos 33, Schurrle cruzou rasteiro, o goleiro Rui Patrício tentou cortar e deixou a bola de presente para Müller empurrar para as redes, marcando pela terceira vez na partida e fechando a conta em Salvador. Na próxima rodada, os alemães enfrentam Gana, no sábado, dia 21, na Arena Castelão, em Fortaleza. Os lusos, por sua vez, tentam se recuperar contra os Estados Unidos, no domingo, dia 22, na Arena da Amazônia, em Manaus.
![]() |
![]() |
Fotos: Agência Getty |
O primeiro encontro do jogador quatro vezes melhor do mundo com o estádio que um dia já foi o Maior do Mundo vai ficar marcado na história. Messi brilhou, o Maracanã foi palco de um duelo de rivalidade sul-americana nas arquibancadas, e a Argentina venceu a Bósnia, por 2 a 1, nesse domingo à noite, no Rio de Janeiro, pelo grupo F da Copa do Mundo de 2014.
Com um belo gol de Messi e outro de Kolasinac contra, enquanto Dzeko descontou, os argentinos estrearam com vitória apertada diante de uma equipe que fez o seu primeiro jogo na história dos Mundiais. Na próxima rodada, no sábado dia 21, a Argentina vai enfrentar o Irã, em Belo Horizonte. No mesmo dia, a Bósnia vai encarar a Nigéria, em Cuiabá.
Se a Copa do Mundo no Brasil já se mostrou generosa no número de gols por partida, ela poderá se gabar de outro feito: pela primeira vez na história, a tecnologia da linha do gol precisou ser utilizada. Nesse domingo, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, a França derrotou Honduras por 3 a 0, pela primeira rodada do grupo E, com Karim Benzema marcando dois (o primeiro e o terceiro) e outro contra do arqueiro Noel Valladares. E foi nesse que o sistema precisou entrar em uso.
O chute de Benzema bateu na trave esquerda, passou por sobre a linha, e o goleiro hondurenho se atrapalhou quando tentou pegá-la. A olho nu, ficou a dúvida se a bola entrou ou não. Então, a tecnologia mostrou que, sim, o gol acontecera. Houve discussão com o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci por parte dos centro-americanos, também à beira do campo entre os técnicos Didier Deschamps e Luis Fernando Suárez, e o estádio inteiro ficou apreensivo. A modernidade, enfim, aterrisou no futebol.
Gafe na hora dos hinos nacionais
Mas o Beira-Rio também foi palco de algo desagradável: os hinos das duas seleções não foram executados antes do jogo. Ainda não se sabe o motivo.
A França pode encaminhar sua vaga na partida contra a Suíça (vencedora diante do Equador também neste domingo), na próxima sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h. Já Honduras tentará manter sua chance de classificação contra os equatorianos no mesmo dia em Curitiba às 19h.
_______________________________________________________________
Nas outras partidades desta sexta-feira, dia 13, e deste sábado, dia 14, o que não faltou foi emoção. Confira como foram os jogos abaixo, além de um show de imagens dos torcedores das seleções pelo Brasil afora.
O México arrancou bem no grupo do Brasil na Copa do Mundo. Mesmo com dois gols legais anulados, os mexicanos superaram os camaroneses por 1 a 0, com gol de Oribe Peralta, velho carrasco brasileiro, pois fez os gols da conquista olímpica do México sobre o Brasil em Londres, em 2012.
O tento assinalado aos 15 minutos do segundo tempo foi o 10º gol de Peralta nos últimos 11 jogos do México. Camarões demonstrou uma fraqueza coletiva já prevista, pois nem a individualidade do atacante Eto'o foi percebida. O México vai para 3 pontos e fica na segunda posição do grupo A, por conta do saldo de gols. Os mexicanos são justamente os próximos rivais do líder Brasil, em jogo que acontece em Fortaleza, na próxima terça-feira, dia 17. Na quarta-feira, Camarões faz um jogo de desesperados contra a Croácia, em Manaus.
Na reedição da última final mundial, a Holanda goleou por 5 a 1 a Espanha, nessa sexta-feira, pela 1ª rodada do grupo B da Copa do Mundo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A "Laranja Mecânica", com direito a lances espetaculares, aplicou os gols após sair atrás no marcador. Com a torcida holandesa gritando "olé", o velocista holandês Robben fez o quinto gol e seu segundo gol na partida depois de uma arrancada maravilhosa de seu campo de defesa.
Na próxima rodada, a Espanha tenta se recuperar da derrota contra o Chile, na quarta-feira, dia 18, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, mas às 13h, a Holanda tenta seu segundo triunfo contra a Austrália, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
A estreia do Chile contra a Austrália, na Arena Pantanal, em Cuiabá, foi na medida certa. Os chilenos conquistaram a vitória por 3 a 1. Com menos de 20 minutos do primeiro tempo, o Chile já vencia por 2 a 0. Os australianos ameaçavam no contra-ataque e diminuíram com o experiente Tim Cahill. Beausejour ainda fez mais um nos acréscimos da etapa complementar para decretar o triunfo chileno. Destaque para o palmeirense Valdivia, que ao anotar seu gol, comemorou com o famoso 'chororô'.
Em uma festa impressionante, a Colômbia venceu o seu primeiro jogo da Copa do Mundo, na tarde desse sábado, no Mineirão, contra a Grécia. Depois de 16 anos de fora do Mundial, a seleção fez bonito e honrou os milhares de torcedores que invadiram a capital mineira, ganhando por 3 a 0, com gols de Pablo Armero, Teofilo Gutierrez e James Rodriguez.
A vitória registrou a nova versão do Armeration: o lateral ex-palmeirense marcou o primeiro e comemorou com um estilo novo da sua famosa dancinha, relembrando os velhos tempos no time paulista, especialmente em um jogo contra o Santos, na Vila Belmiro.
A Costa do Marfim venceu por 2 a 1, de virada, o Japão, nesse sábado, na Arena Pernambuco. O time obteve a vitória após a entrada do craque Didier Drogba, que até então estava no banco de reservas no banco de reservas. Drogba não fez os gols, mas deu maior consistência ofensiva à equipe africana. Honda, aos 16 minutos do primeiro tempo, fez para o Japão, e Bony, aos 19, e Gervinho, aos 22 minutos do segundo tempo, viraram o jogo para os africanos.
Na próxima rodada do grupo C, a Colômbia joga em Brasília, no Mané Garrincha, contra a Costa do Marfim, às 13h, na quinta-feira, dia 19. A Grécia pega o Japão no mesmo dia, às 19h, na Arena das Dunas, em Natal.
A primeira zebra da Copa do Mundo no Brasil desfilou na tarde deste sábado, no Castelão, em Fortaleza. Sem Luis Suárez, o Uruguai fez feio, jogou mal e acabou derrotado de virada pela Costa Rica: 3 a 1. Cavani, de pênalti, até abriram o placar, mas Joel Campbell (foto), Oscar Duarte e Marocs Ureña garantiram a surpreendente vitória costarriquenha. O Uruguai volta a campo agora na próxima quinta-feira para enfrentar a Inglaterra, em São Paulo. No dia seguinte, a Costa Rica vai até Recife para tentar surpreender mais uma campeã do mundo, a Itália.
Em um dos mais aguardados jogos da Copa, o confronto entre Inglaterra e Itália, neste sábado, na Arena da Amazônia,fez jus à expectativa. O placar ficou em 2 a 1 para os italianos, mas acabou sendo o de menos ao fim dos noventa minutos. Enquanto a Itália tentava controlar o jogo e trocava praticamente o dobro de passes, a Inglaterra apostava no contra-ataque em velocidade.
A ausência mais marcante em campo ficou por conta de Buffon, com uma lesão no tornozelo e substituído por Sirigu. Balotelli, disparado o nome mais aplaudido pelos torcedores, fez o gol da vitória ao cabecear nas costas do marcador para o gol.
Na próxima rodada, Itália e Costa Rica fazem o tira-teima pela liderança na sexta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco, no Recife. O jogos dos desesperados entre ingleses uruguaios acontece na quinta-feira, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Na sequência, torcedores do Brasil, Camarões, Espanha (com apoio a Diego Costa), Inglaterra, Itália, México, Colômbia e Holanda deram um colorido especial nos três primeiros dias de Copa do Mundo, assim como os jogadores do Brasil, que se emocionaram no hino nacional na Arena Corinthians, na estreia vitoriosa contra a Croácia por 3 a 1, em Sao Paulo.
Fotos: Agência Getty
Edição 1596
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).