O Campeonato Catarinense inicia neste fim de semana, e a bola volta a rolar nos gramados para três times de Séria A do Brasileirão, dois da B, e cinco times do vale do Itajaí, Metropolitano, Marcílio Dias, Brusque, Atlético de Ibirama e Juventus, de Jaraguá do Sul. O quinteto do vale está disposto a incomodar em um campeonato que promete ser um dos mais competitivos dos últimos anos.
Com uma pré-temporada mais esticada do que as cinco equipes consideradas favoritas, Criciúma, Joinville, Chapecoense, Figueirense e Avaí, o quinteto do vale promete surpresas, em especial o Metropolitano, que traz em seu elenco dois jogadores super-rodados: Alessandro, ex-Botafogo, e Reinaldo, ex-Flamengo e São Paulo.
Mantendo a base que disputou a Copa Santa Catarina, entre eles o lateral e capitão Alessandro, vieram ainda para o Metrô o atacante Negreiros, ex-Flamengo, o lateral-direito Ari, os meias Júlio Zabotto e Cícero, o volante Cyro e o zagueiro Kaká. Na terça-feira, dia 21, em jogo-treino, o Metropolitano goleou o Jaraguá por 6 a 0, com gols de Edmar, José Lucas, Negreiros, Julio Zabotto, Cícero e Reinaldo. O Estádio do Sesi já está liberado pelo Corpo de Bombeiros para receber jogos do Campeonato Catarinense.
Fórmula mais curta
O catarinense deste ano vem com uma fórmula de disputa mais encurtada em relação aos anos anteriores. Em 2014, o Estadual será disputado em turno único na primeira fase pelas dez equipes. Os quatro melhores colocados no campeonato do ano passado, Criciúma, Chapecoense, Avaí e Figueirense, fazem cinco partidas em casa nesta etapa inicial.
Os quatro primeiros colocados avançam para o quadrangular final, que será disputado em turno e returno e classificará para a final os dois melhores clubes desta fase. Paralelo ao quadrangular final, os seis clubes restantes disputam a Taça Santa Catarina, hexagonal que definirá os dois rebaixados.
Segundo o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, o Termo de Ajustamento de Conduta entre as torcidas para garantir que o Estadual seja mais seguro tanto para o torcedor quanto para os jogadores é um dos pontos fortes deste ano. ?Temos mais visibilidade e responsabilidades em 2014. Precisamos nos organizar mais para que o espetáculo fique restrito aos gramados, sem mais problemas fora de campo?, destacou.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).