Fisiculturismo: Beldades gasparenses conjugam força e beleza - Jornal Cruzeiro do Vale

Fisiculturismo: Beldades gasparenses conjugam força e beleza

20/05/2014

opo1pgMD.jpg

Por Thiago Moraes

Cristina Stephany Junges e Mary Almeida ?param o trânsito? por onde passam. Não somente pela beleza, mas por fatores fundamentais que norteiam o mundo do fisiculturismo, como impressão geral do físico, beleza facial, postura e andamento e a habilidade de se apresentar no palco com autoconfiança e charme. 

As belas mulheres de corpos esguios de Gaspar destoam em seu porte físico de boa parte de colegas de academia devido a uma série de conjugações, que vão desde a aliança entre força e beleza até uma simetria entre um físico esbelto com uma alimentação superexigente. ?As partes do corpo devem ter uma aparência que conjugue beleza e força e com uma pequena quantidade de gordura corporal?, comenta Cristina Stephany Junges. Mary Almeida complementa na mesma linha de raciocínio. ?O físico não deve ser nem excessivamente muscular e nem magro, pois ambos os casos podem sofrer punições nos critérios de avaliação?, analisa Mary de Almeida. 

Cristina Junges e Mary Almeida obtiveram resultados espetaculares neste mês de maio no II Campeonato de Fisiculturismo Estreantes, realizado em Itajaí. Participaram do evento com mais de 125 atletas com um público aproximado de 1700 espectadores. Na categoria das gasparenses, a Biquíni Fitness, até 1,63m de altura, de Cristina e Mary, 11 atletas competiram. Cristina e Mary ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. A próxima etapa do Campeonato Catarinense que as duas fisiculturistas irão participar acontecerá no dia 28 de junho, em Balneário Camboriú. Nesta competição, as três primeiras finalistas irão para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 19 de julho, em São Paulo.

Dieta e exercícios

Esculpidos durante exercícios por personalidades compromissadas com a árdua e concorrida modalidade, as jovens sonham e lutam para mudar seu destino, procurando surpreender os avaliadores em cada etapa de competição que participam. Para chegar ao físico de competição, é necessário submeter-se a uma dieta rigorosa, que inclui proteínas e carboidratos. Alimentos gordurosos e doces estão fora do cardápio das atletas.

Quanto à rotina de treinos, varia muito de atleta para atleta, depende de como cada corpo e organismo reage à carga de treinamentos e à dieta. ?Os treinos são intensos, e mesclam a parte aeróbica e de musculação?, conta Cristina, moradora do bairro Gasparinho, de 28 anos. 

Em competições, Mary Almeida pesa atualmente 53 quilos (em dias de competição 47 quilos), e tem 1,59m de altura, e com um percentual de gordura em campeonatos de 9%. Já Cristina Stephany Junges tem o peso atual de 53 quilos (em dias de competição 49 quilos), com 1,62m de altura, e com 15% de gordura corporal em campeonatos.

Esporte tem quebrado tabus e preconceitos

Em fase de crescimento nas academias, o fisiculturismo vem apresentando atletas cada vez mais bem preparadas. Lutando contra tabus e pré-conceitos e por uma maior divulgação, as praticantes de fisiculturismo têm exibido seus corpos hipertrabalhados nas academias de Gaspar, desde músculos do braço até coxas e pernas supermalhadas. De acordo com Cristina Stephany Junges e Mary Almeida, inúmeras mulheres têm procurado as academias com o intuito de conhecer e praticar o fisiculturismo para a melhoria da saúde como um todo. Segundo elas, o esporte já tem evoluído pouco a pouco no que dizrespeito ao preconceito da sociedade, algo bem presente no passado. 
 
Para quem deseja disputar campeonatos, as duas fisiculturistas orientam que o aconselhável é seguir uma preparação regulada por profissionais da área, tanto da parte física como a de alimentação, para que não haja nenhuma ?loucura? a todo custo em prol de um resultado ?ideal?.
Anabolizantes nem pensar
 
Embora na categoria de Cristina e Mary não possa ter os chamados ?músculos aparentes?, as atletas fazem questão de destacar que são totalmente contrárias ao uso de anabolizantes, seja em quaisquer categorias. ?Na nossa categoria precisa ser o mais feminina possível, o mais natural. Durante a preparação utilizo somente suplementos alimentares, supervisionado pelo meu preparador físico?, afirma Cristina. ?Sou contra o uso de anabolizantes, tudo na vida requer paciência e definir o corpo não é diferente. Com profissionais corretos acompanhando a preparação, e com muita dedicação, os resultados são alcançados sem a saúde ser prejudicada?, garante Mary, de 25 anos, moradora do bairro Gasparinho.
 
No semblante e no físico de Cristina e Mary, a beleza e a saúde física são expostas, e pelas palavras das gasparenses vêm a fixação de uma personalidade madura, que tem por objetivo minimizar cada vez mais as imperfeições corporais, se é que é possível percebê-las.

Edição 1589
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.