Por Thiago Moraes
Cristina Stephany Junges e Mary Almeida ?param o trânsito? por onde passam. Não somente pela beleza, mas por fatores fundamentais que norteiam o mundo do fisiculturismo, como impressão geral do físico, beleza facial, postura e andamento e a habilidade de se apresentar no palco com autoconfiança e charme.
As belas mulheres de corpos esguios de Gaspar destoam em seu porte físico de boa parte de colegas de academia devido a uma série de conjugações, que vão desde a aliança entre força e beleza até uma simetria entre um físico esbelto com uma alimentação superexigente. ?As partes do corpo devem ter uma aparência que conjugue beleza e força e com uma pequena quantidade de gordura corporal?, comenta Cristina Stephany Junges. Mary Almeida complementa na mesma linha de raciocínio. ?O físico não deve ser nem excessivamente muscular e nem magro, pois ambos os casos podem sofrer punições nos critérios de avaliação?, analisa Mary de Almeida.
Cristina Junges e Mary Almeida obtiveram resultados espetaculares neste mês de maio no II Campeonato de Fisiculturismo Estreantes, realizado em Itajaí. Participaram do evento com mais de 125 atletas com um público aproximado de 1700 espectadores. Na categoria das gasparenses, a Biquíni Fitness, até 1,63m de altura, de Cristina e Mary, 11 atletas competiram. Cristina e Mary ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. A próxima etapa do Campeonato Catarinense que as duas fisiculturistas irão participar acontecerá no dia 28 de junho, em Balneário Camboriú. Nesta competição, as três primeiras finalistas irão para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no dia 19 de julho, em São Paulo.
Dieta e exercícios
Esculpidos durante exercícios por personalidades compromissadas com a árdua e concorrida modalidade, as jovens sonham e lutam para mudar seu destino, procurando surpreender os avaliadores em cada etapa de competição que participam. Para chegar ao físico de competição, é necessário submeter-se a uma dieta rigorosa, que inclui proteínas e carboidratos. Alimentos gordurosos e doces estão fora do cardápio das atletas.
Quanto à rotina de treinos, varia muito de atleta para atleta, depende de como cada corpo e organismo reage à carga de treinamentos e à dieta. ?Os treinos são intensos, e mesclam a parte aeróbica e de musculação?, conta Cristina, moradora do bairro Gasparinho, de 28 anos.
Em competições, Mary Almeida pesa atualmente 53 quilos (em dias de competição 47 quilos), e tem 1,59m de altura, e com um percentual de gordura em campeonatos de 9%. Já Cristina Stephany Junges tem o peso atual de 53 quilos (em dias de competição 49 quilos), com 1,62m de altura, e com 15% de gordura corporal em campeonatos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).