Futsal abre portas para futuros craques - Jornal Cruzeiro do Vale

Futsal abre portas para futuros craques

06/12/2013

fotopg31abrefutsalcolorMD.jpg

Por Thiago Moraes

Celeiro de craques como Zico, Rivelino, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Kaká, entre tantos outros, o futsal tem ganhado força em Gaspar. Com uma proposta de revelar jogadores em longo prazo, a Fundação Municipal de Esportes tem investido nas divisões de base do esporte da bola pesada por meio do Programa Esporte.

Sob o comando dos professores de Educação Física Allison Diego do Nascimento e Igor Souza, 120 garotos com idade de 6 a 15 anos têm praticado a modalidade desde março de 2013. Treinando no ginásio João dos Santos e no Instituto Federal de Santa Catarina, o intuito é iniciar a colheita de frutos em 2015, quando a maioria dos atletas já estará amadurecida. ?Nosso objetivo em 2013 e em 2014 é formar uma base sólida para termos em Gaspar uma referência no futsal da cidade. Até 2012 não tínhamos um espelho para nossos garotos, agora temos?, ressalta Allison Diego do Nascimento.

De acordo com o professor, a região de Gaspar tem cidades já desenvolvidas no futsal, como Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí e Blumenau. ?Precisamos fazer frente a estes municípios seja em competições e em infraestrutura?, afirma. 

Temporada

Depois da seletiva realizada em março deste ano para captar jogadores, a equipe começou a participar de campeonatos para ir ganhando experiência. Em um deles, na fase microrregional da Olimpíada Estudantil Catarinense com faixa etária para 16 anos, o time de Gaspar ficou na terceira colocação, mesmo com uma equipe sub-15. Na etapa regional, os jovens não passaram da classificatória, porém foram os únicos a não perderem para o campeão da competição, Blumenau, empatando sem gols. Na categoria sub-13, Gaspar chegou a se classificar para a fase estadual do Circuito Catarinense.

?Os resultados que obtivemos nos torneios disputados em 2013 evidenciam que o trabalho está no caminho certo. Precisamos dar continuidade por meio de muitos treinamentos, participando de campeonatos, assim nosso jogo em todas as categorias irá evoluir gradativamente?, conta Alisson.

Em 2014, a Fundação Municipal de Esportes continuará investindo na garotada, e as perspectivas, segundo os professores Alisson e Igor, são as melhores possíveis, pois há chance de Gaspar ter um time na categoria sub-17, além de continuar abrindo polos para conseguir novos talentos nas escolas do município. ?Seria muito bom que contássemos com mais apoio efetivo, desde a comunidade gasparense, os pais que têm filhos envolvidos e o empresariado. Estamos motivados a fazer uma bela temporada em 2014?, salienta Alisson.

Edição 1547
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.