
Nesta semana, Gaspar embarcou a primeira turma de atletas que vai integrar a Delegação de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo. Nesta fase inicial, que ocorre até sexta-feira, dia 21, o município participa nas provas de atletismo. Na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, os representantes gasparenses competem também na natação, bocha paralímpica e vôlei sentado. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é considerado o maior campeonato escolar para atletas com deficiência da América Latina e deve reunir cerca de 2 mil jovens de 10 a 18 anos.
Santa Catarina está entre os estados com maior número de participantes na edição deste ano, com 177 atletas, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Entre os representantes de Gaspar estão Ayris Heunatan Ribeiro Pereira, Fernando Antônio Amorim Antunes e Pedro Henrique Degan Silveira, acompanhados pelo técnico Wagner dos Santos Calefi. Os três foram revelados em unidades da Rede Municipal de Ensino, por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e o Programa Paradesporto de Gaspar, e garantiram classificação após desempenho no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Florianópolis.
O Programa Paradesporto de Gaspar é uma iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta é ampliar o acesso ao esporte educacional e promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos com deficiência matriculados na rede municipal. O programa conta ainda com o apoio da Associação Vida Inclusiva e do Centro de Referência Paralímpica de Gaspar, que fortalecem a formação dos atletas e o incentivo à prática esportiva no município.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).