A Copa Libertadores, a competição mais cobiçada pelos times do continente sul-americano, inicia a fase de grupos neste semana. Neste ano, pela primeira vez em 16 anos, não haverá clubes paulistas no torneio. Gaúchos, paranaenses, mineiros e cariocas irão representar o futebol brasileiro nesta edição. Grêmio, Atlético-PR, Atlético-MG, atual campeão, Cruzeiro, Flamengo e Botafogo correrão em busca do título e de uma vaga no Mundial de Clubes de 2014, no Marrocos, além do direito de disputar a final da Recopa Sul-Americana de 2015, contra o vencedor da Copa Sul-Americana de 2014.
Na edição 55, os jogos ocorrerão entre 29 de janeiro e 13 de agosto, sendo que as partidas terão uma pausa em 14 de maio devido à Copa do Mundo. O retorno do torneio será no dia 23 de julho. Os cabeças de chave dos grupos da competição serão encabeçados pelos mineiros Atlético-MG, Cruzeiro, Vélez Sarsfield e Newell's Old Boys da Argentina, Bolívar (BOL), Unión Española (CHI), Cerro Porteño (PAR) e Peñarol (URU).
O Atlético-PR, no grupo 1, terá pela frente um dos cabeças de chave, o argentino Vélez Sarsfield. Além de enfrentar o Unión Española (CHI), cabeça de chave do grupo 2, o Botafogo terá o encardido San Lorenzo logo na estreia, da Argentina. Atual campeão, o Galo Vingador começa a luta pelo bi-campeonato contra o mexicano Zamora, pelo grupo 4. Já na chave número 5, o Cruzeiro medirá forças contra os perigosos Universidad de Chile e Defensor do Uruguai. No ?grupo da morte?, o de número 6, o Grêmio terá três paradas duras. Newell's Old Boys da Argentina, Nacional da Colômbia e Nacional do Uruguai incomodarão ao extremo o tricolor gaúcho na fase de grupos. Fechando a participação brasileira, o Flamengo, na chave 7, pega times menos expressivos, como Emelec (EQU), Bolívar (BOL) e mexicano León.
Nesta fase de grupos, as 32 equipes classificadas são divididas em oito grupos, onde se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase. A partir das oitavas de final, a competição volta a ser disputada no sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Os critérios de desempate para as fases eliminatórias são: saldo de gols, maior número de gols a favor e maior número de gols fora de casa. Persistindo o empate, haverá disputa de pênaltis.
Disputada no mesmo sistema das oitavas e quartas de final, as semifinais têm uma particularidade. Caso dois clubes de um mesmo país cheguem às semis, as equipes obrigatoriamente se enfrentam. A decisão da Libertadores será disputada em partidas mata-mata. Em caso de igualdade em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15min). Após nova igualdade, o título será decidido em cobranças de pênalti. Caso uma equipe mexicana vença a Libertadores, automaticamente o segundo colocado estará classificado para o Mundial no Marrocos.
1ª rodada da Libertadores para os brasileiros
Dia 11/2 - Botafogo X San Lorenzo (ARG) 20h
Zamora (MEX) X Atlético-MG 22h15
Dia 12/2 - Real Garcilaso (PER) X Cruzeiro 22h
León (MEX) X Flamengo 22h
Dia 13/2 - Nacional (URU) X Grêmio 22h15
Atlético-PR X The Strongest (BOL) 20h
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).