Por Thiago Moraes
Pode ser praticado em meio à natureza, tem apelo ambiental e estimula as habilidades de raciocínio rápido e a resistência física ao extremo. Trata-se das corridas de aventura, esporte que tem cativado adeptos em Gaspar. Distribuída em modalidades denominadas como de aventura e orientação, Jonas Junckes é um dos adeptos fervorosos da corrida.
Em sua última aventura no início deste mês, em Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, o gasparense morador do bairro Margem Esquerda terminou a competição nacional em terceiro lugar, ao lado de um atleta natural de Florianópolis. Foram 47 horas e meia de prova na categoria aventura. Entre corridas, canoagem, rapel, ciclismo e navegação (orientação por meio de mapas), foram 320 km percorridos. ?Fomos dormir na segunda noite de prova. Participaram desta etapa mais de 10 duplas?, conta Jonas, de 26 anos.
Praticante e aficionado pelo esporte desde 2001, Jonas explica que a ideia básica da corrida de aventura é localizar os chamados postos de controle nos mapas fornecidos pela organização, indicada para cada um dos trechos do percurso. É considerada vencedora a equipe que encontrar todos os postos de controle e cruzar a linha de chegada no menor tempo. A mesma lógica de regulamento vale para a prova que engloba somente a modalidade orientação, quando não há esportes considerados radicais no trajeto. ?Recomendo que os iniciantes pratiquem a princípio a modalidade orientação, que vai ajudar muito no primeiro contato com o esporte, como o ganho na parte física, mental e estratégica. A corrida de orientação tem uma duração menor do que a de aventura?, orienta Jonas.
Etapa em Gaspar
Em março deste ano, em Florianópolis, Jonas Junckes, com mais três competidores do time de Gaspar, obteve quatro vitórias na primeira etapa do campeonato catarinense nas modalidade da corrida, tanto em orientação como em aventura. ?Ressalto a excelente performance nesta etapa do catarinense de apreciadores do esporte, como Fabiano Zimermann, Charles Alcir e Luciana Cadilhac. Teremos uma etapa do estadual em Gaspar, nos dias 31 de maio e 1 de junho, e iremos receber mais de 200 atletas de todo Estado, inclusive do Paraná e do Rio Grande do Sul?, informa.
Formado em Educação Física e lecionando aulas de navegação aos interessados, Jonas deseja abrir uma escola de corrida de aventura em breve. ?Saber navegar é essencial neste esporte. Transmitir informações e dicas de localização geográfica, orientação de espaço e de tempo, raciocínios matemáticos, entre outros itens, é o um dos meus maiores prazeres?, afirma o atleta.
Originada e difundida na Europa, a corrida de aventura se popularizou na Suécia, França, Suíça, República Theca e Nova Zelândia. ?Precisamos divulgar mais este esporte no Brasil, especificamente em Gaspar. Por meio de uma boa navegação o corredor poderá não só ser um bom competidor, mas utilizará seus conhecimentos para chegar e se orientar em quaisquer lugares do mundo?, destaca Jonas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).