Olimpíadas 2016, um novo desafio: Contra o relógio - Jornal Cruzeiro do Vale

Olimpíadas 2016, um novo desafio: Contra o relógio

15/08/2014

fotopg30abre2colorMD.jpg

Pela primeira vez na história, uma cidade irá receber, em sequência, a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos, com diferença de dois anos entre os dois maiores eventos do esporte mundial.

Faltando neste mês de agosto dois anos para a abertura, que será realizada no dia 5 de agosto de 2016, a Olimpíada está mais atrasada do que a Copa estava em 2012, quando faltavam dois anos para o pontapé inicial.

Ao todo, são 17 obras em locais que receberão disputas por medalhas olímpicas, seja de construção ou adequação de áreas de competição. Destas, 10 não devem ficar prontas nos prazos estipulados pelo dossiê da candidatura da sede, feito em 2008. Outras sete ainda estão no prazo. Ou seja, cerca de 60% das obras estão atrasadas a dois anos dos Jogos, 10% a mais do que na Copa. ?Olimpíada é completamente diferente. A Copa teve 723 atletas, 15 mil voluntários pelo Brasil todo, 15 nações jogando no Rio e só um esporte. A Olimpíada terá 15 mil atletas, 70 mil voluntários só no Rio, 200 nações competindo e 28 modalidades, além da Paralimpíada?, compara Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

Ao todo, além das 17 obras dentro das áreas de competição, outras 35 acontecem nos entornos ou no apoio às instalações esportivas. Quinze delas ainda não começaram e não passaram da fase burocrática.

Casa do polo aquático e dos saltos ornamentais, o Parque Aquático Maria Lenk é o mais atrasado. O dossiê de candidatura previa o início das obras de adequação em 2010 e fim no ano seguinte. Até hoje, segundo a última atualização da Matriz de Responsabilidades divulgada no fim de julho, nem o contrato para o início das intervenções foi assinado.

Ciclismo, hóquei, tênis, golfe, tiro com arco, maratona e vela. Os atletas destas modalidades são os que podem ficar mais tranquilos em relação às áreas de competição de seus esportes faltando dois anos para 2016. São as modalidades que serão disputadas nas sete obras que ainda esperançam serem entregues no prazo definido pelo dossiê de candidatura de 2008.

Edição 1614
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.