ONU diz que políticas migratórias de Trump podem violar normas internacionais - Jornal Cruzeiro do Vale

ONU diz que políticas migratórias de Trump podem violar normas internacionais

24/02/2017
ONU diz que políticas migratórias de Trump podem violar normas internacionais

Algumas medidas sobre imigração apresentadas pelo governo de Donald Trump poderiam violar as normas sobre liberdades fundamentais dos Estados Unidos, segundo denunciou nesta sexta-feira (24) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACDH).

"Estamos preocupados com a implementação das ordens e memorandos emitidos nesta semana, que poderiam infringir as obrigações internacionais sobre direitos humanos dos Estados Unidos", disse a porta-voz do Alto Comissariado, Ravina Shamdasani, em entrevista coletiva.

O governo do presidente americano, Donald Trump, estabeleceu na última terça-feira novas diretrizes para reforçar o controle migratório com um agressivo plano, que inclui acelerar o processo de deportação de imigrantes ilegais e contratar 15 mil novos agentes.

"Como disse em várias ocasiões o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra´ad al-Hussein, existe uma tendência muito perigosa nos Estados Unidos e no mundo de usar os imigrantes como bodes expiatórios", afirmou a porta-voz, que ressaltou que "os imigrantes ilegais são detidos, deportados, criminalizados".

Ravina afirmou que, apesar de terem o direito legítimo de implementar políticas migratórias e controlar suas fronteiras, os países "devem que fazê-lo respeitando os direitos humanos dos imigrantes".

Nesse sentido, a porta-voz lembrou que os "imigrantes irregulares não deveriam ser detidos e seus direitos humanos deveriam ser protegidos", concluiu.

 

Fonte G1

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.