Prisões na Fifa por corrupção e diversos outros crimes. - Jornal Cruzeiro do Vale

Prisões na Fifa por corrupção e diversos outros crimes.

29/05/2015

cbfdentroGG.jpg
A polícia da Suíça prendeu nesta semana sete dirigentes ligados à Fifa a pedido da justiça dos Estados Unidos sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA a qualquer momento. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. 

Até o momento, o presidente da Fifa não está entre os acusados. As acusações aos dirigentes são baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontando corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. 

Os outros dirigentes detidos na Suíça, além de Marin, foram Jeffrey Webb (Ilhas Cayman), presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol;  Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas, braço-direito do presidente da Concacaf; Rafael Esquivel, presidente da federação da Venezuela e membro do Comitê Executivo da Conmebol; e Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica.

Diante de grande expectativa na Suíça, Joseph Blatter discursou na abertura do 65º congresso da Fifa, reconhecendo o momento difícil da entidade e afirmando que os corruptos são minoria no futebol e devem ser combatidos. 

fotopg30abrecolorgloboesporteGG.jpg

Edição: 1691

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.