Por Thiago Moraes
Nem mesmo o fato de Gaspar não ter praias repletas de bancos de areias dificulta a prática do esporte no município. O time do São Pedro Beach Soccer, criado em 2012, tem se tornado uma das potências do futebol de areia em Santa Catarina. Em um projeto ousado, que tem superado diversos empecilhos e desconfianças, a equipe oriunda da comunidade São Pedro tem alçado ótimas colocações nos campeonatos que tem disputado.
Na mais recente participação, na seletiva para o estadual catarinense realizada em Barra Velha, o time conseguiu o quarto posto. ?Em 2012 já tínhamos o Campeonato de Beach Soccer do bairro São Pedro. Na segunda edição, em 2012, resolvi trazer o campeão catarinense de clubes para enfrentar a seleção do campeonato. A partir daí fomos incentivados em especial pela Federação Catarinense de Beach Soccer a criar uma equipe em Gaspar. Em 2013 conseguimos a sexta colocação no estadual?, conta o presidente do São Pedro, Felipe Duarte.
A maioria das competições que o São Pedro tem jogado acontece nas cidades de São Francisco, Barra Velha, Balneário Camboriú e Florianópolis. Felipe pontua que um dos maiores desafios tem sido tornar o futebol de areia popular em Gaspar. ?Ninguém acreditava que um dia chegaríamos a disputar o Campeonato Catarinense de Clubes de Beach Soccer, promovido pela Federação Catarinense. O esporte ainda é pouco popular, mas os resultados conquistados até aqui têm tornado o futebol de areia mais conhecido. Já tivemos o atleta Alex Mota ?Kojak?, que foi convocado à seleção catarinense em 2012, disputando o Brasileiro de Seleções Estaduais em Salvador?, destaca Felipe.
Segundo Felipe, o time conta aproximadamente com 25 jogadores de diversas localidades de Gaspar, entre as categorias adulto, sub-17 e sub-15, e nenhum atleta tem vínculo com a equipe, o que dificulta um pouco na administração do elenco. A quadra da Associação de Moradores do bairro São Pedro, onde os atletas treinam, não tem as medidas oficiais exigidas nas regras do futebol de areia. ?No momento, estamos impossibilitados de fazer eventos oficiais, mas a Fundação Municipal de Esportes está construindo uma quadra com todas as medidas oficias para eventos no bairro Margem Esquerda, que é a Arena Multiuso?, pontua.
Embora não tenha conseguido a vaga para a fase final do estadual em São Francisco do Sul, o São Pedro Beach Soccer ainda pode ser convidado à competição caso haja desistência de alguma equipe.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).