Sem saída, catarinenses penam no início da Série A - Jornal Cruzeiro do Vale

Sem saída, catarinenses penam no início da Série A

29/07/2014

gualternaveslightpressMD.jpg

Depois de mais uma rodada recheada de revezes para os representantes da Série A de Santa Catarina, Figueirense, Criciúma e Chapecoense já devem estar com a calculadora em mãos. Nesse final de semana, o Figueira apanhou de 5 a 0 do líder Cruzeiro, em Belo Horizonte, enquanto o Tigre foi batido em casa pelo Vitória por 3 a 1, e a Chapecoense foi derrotada fora por 3 a 0.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, a maior pontuação de um time rebaixado foi de 45 pontos, do Coritiba em 2009. Tomando este número como meta para se salvar da degola, o site estatístico Futdados (www.futdados.com) prevê um aproveitamento necessário para cada clube, nos jogos que restam no campeonato. O número mágico para escapar da degola é de 46 pontos.

Com a situação mais delicada, o Figueirense amarga a lanterna do campeonato, com sete pontos, e precisaria de mais 39 pontos nas 26 partidas restantes, um aproveitamento de 50%. Até o momento, o alvinegro tem um aproveitamento de 19%. O Tigre necessitaria de uma porcentagem de 45% de aproveitamento nas 26 partidas restantes, com meta de obter 35 pontos. Já a Chapecoense, com uma partida a menos, precisaria fazer também 35 pontos nos 27 jogos que tem pela frente.

Penando nos jogos do primeiro turno, o trio de SC, somadas as campanhas até a 12ª rodada desse final de semana, já acumulam em seu ?boletim? uma avalanche de ?notas vermelhas?. As três equipes têm 21 derrotas em 35 jogos, uma média de quase 2 derrotas por rodada. Os três setores defensivos têm 51 gols tomados, uma média de 4 tentos sofridos por rodada. Todas as equipes já estão com saldo negativo na classificação geral; só o Figueirense já está com menos 15 gols em seu saldo, com nove derrotas em 12 jogos disputados.

 

Fla e Timão vencem clássicos

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos e melhor ataque com 28 gols marcados, o Cruzeiro vê em seu retrovisor o vice-líder Corinthians, com 23 pontos, que fez 2 a 0 no clássico paulista contra o Palmeiras, na Arena Corinthians. Completando o G4, aparecem dois times com 22 pontos. Um deles é o Fluminense, que passeou diante do Atlético-PR, vencendo por 3 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba. O quarto colocado é o Internacional, que venceu o Bahia, por 1 a 0, em Salvador.

No Maracanã, o Flamengo venceu o Botafogo, por 1 a 0, quebrando jejum de oito jogos sem vitória. O jogo marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico, no lugar de Ney Franco. Apesar da vitória, o Flamengo ainda está na zona do rebaixamento com 10 pontos. O time carioca está em 18º lugar, porque o Coritiba venceu o Grêmio, por 3 a 2, na Arena do Grêmio e chegou aos 10 pontos com melhor saldo de gols. O Bahia é penúltimo colocado, com nove pontos. A próxima rodada, a 13ª, ocorre no próximo final de semana.

Edição 1609

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.