Quem nunca passou no bairro Margem Esquerda, às margens do km 35 da BR-470, e pensou ou se baseou no local em que fica o campo do Ferroviário.
Hoje referência para os gasparenses e até para quem transita com rotina pela rodovia, o Ferroviário foi fundado com o objetivo de participar de campeonatos amadores de futebol em Gaspar entre o final da década de 60 e o início dos anos 70. Um dos mais tradicionais polos futebolísticos e esportivos de Gaspar, o Ferroviário, tem buscado fortalecer sua marca e suas ações na sociedade.
No início de sua tradicional história, o clube Ferroviário foi formado por amantes do futebol do bairro Margem Esquerda. Entre eles estava João Conrado Koehler, conhecido como Cone, que idealizou e capitaneou a fundação com o intuito de homenagear seu clube de coração, o Botafogo do Rio de Janeiro. ?As cores do Ferroviário são preto e branco e o nome do Ferroviário até hoje é perguntado se é devido à linha férrea que cortava o município de Gaspar, o que possivelmente seja. A história do Ferroviário é rica e precisa ser valorizada?, conta o atual presidente do Ferroviário Francisco Solano Anhaia, o Chico.
Momento presente
Com 45 anos de história desde a fundação do clube, e 27 de vida desde à inauguração do termo sociedade, atualmente a direção do Ferroviário está focada em conciliar uma retomada mais fortalecida do futebol, participando em campeonatos da cidade, e ações recreativas e festivas junto seus associados e a comunidade.
?Estamos engajados em conciliar a participação do Ferroviário em competições de futebol amador da cidade e alavancar ações recreativas e festivas junto à comunidade em nossa sede?, informa Chico.
Com estatuto diretivo constituído, com aproximadamente 22 associados, e quase 100 pessoas envolvidas direta e indiretamente, a Sociedade Ferroviário busca impulsionar sua marca naquilo que é o seu maior patrimônio: a credibilidade e o carinho dos gasparenses da gema.
?Queremos trilhar o caminho de zelar pelo nome Ferroviário. A sede do clube serve, hoje, inclusive, para reuniões da própria Associação de Moradores do bairro Margem Esquerda, mostrando que há um vínculo forte entre o nosso Ferroviário e a comunidade. Acreditamos que a Sociedade Ferroviário tem muito a se desenvolver ainda?, ressalta Chico.
Duplicação não abala aficionados
Quem passa pela BR-470, no trecho entre Gaspar e Ilhota, já percebeu a movimentação de máquinas das empresas responsáveis pelas obras de duplicação, principalmente no km 36 da rodovia, próximo ao campo do Ferroviário.
?O terreno da Sociedade Ferroviário foi comprado com muito sacrifício por mais de 40 associados na época. Não acredito que fomos prejudicados, já que a obra trará muitos benefícios para toda a comunidade, e está havendo indenização pelo terreno?, frisa.
Com as obras de duplicação no Lote 2, o atual campo está sendo cortado e será readaptado para a modalidade campo suíço.
?Já somos sede da próxima Taça DL Cor e quem conhece o gramado do Ferroviário sabe que é de primeira qualidade. Nosso time joga em torneios suíços também em nosso gramado e em jogos de futebol de campo, se necessário, em outras agremiações. Temos jogadores não somente da Margem Esquerda, mas também de outros bairros. Estamos estudando ainda a chance de participar na Taça DL Cor deste ano?, avisa Chico.
Sociedade Ferroviário
Sociedade Ferroviário: fundada em 12 de agosto de 1988 (o clube Ferroviário iniciou entre o final da década de 60 e o início dos anos 70)
Endereço: rua Paulo Zendron, s/n, bairro Margem Esquerda, km 35 da BR-470, Gaspar
São dois campeonatos municipais conquistados, Uma Liga Municipal, entre outros títulos amadores.
Edição: 1701
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).