Quem já não brincou de pingue-pongue uma vez na vida? Sara Regina da Silva não só brinca como tem demonstrado enorme talento nas competições em que tem atuado pela Escola Dolores Krauss, do bairro Figueira. A jovem de 14 anos irá representar Gaspar na próxima semana na fase regional dos Jogos Escolares, o Jesc, em Guaramirim.
Terceiro esporte mais praticado no Brasil como lazer, segundo o Atlas do Esporte, sendo jogado por aproximadamente 12 milhões de brasileiros, Sara destaca que iniciou a praticar o esporte em casa. ?Meu pai tinha uma mesa improvisada de tênis de mesa em casa. Foi lá que comecei a dar minhas primeiras raquetadas?, brinca.
Para Sara, o tênis de mesa é um esporte completo, pois ajuda muito em aspectos físicos e mentais, desde itens como coordenação motora, noção de tempo e espaço, equilíbrio, força, velocidade, antecipação, adaptabilidade, precisão, concentração, resistência aeróbica e anaeróbica, dentre outros benefícios. ?Durante estes mais de oito anos de prática desenvolvi muito aspectos como a regularidade e a velocidade de golpes na troca de bolas, assim como as cortadas e os saques com o máximo de efeito possível?, comenta Sara.
Um estudo francês mostra que para chegar ao alto nível o atleta de tênis de mesa precisa de 10 anos de prática ou 10 mil horas de treinos. Para a mesatenista gasparense, a habilidade para se jogar o esporte vem com o tempo e com uma boa carga de treinamentos, além de muita disciplina e perseverança. ?Cada um tem o seu ritmo. Depende da habilidade e do talento de cada um. O mais legal de tudo é que o tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo a modalidade de raquete que mais produz efeito na rotação da bola. É um esporte completo?, observa Sara.
Levado à condição olímpica em 1988, os chineses ocupam os cinco primeiros lugares do ranking mundial masculino e os quatro primeiros do feminino. Em Pequim-2008, ganharam todas as medalhas individuais e os ouros por equipes (masculina e feminina).
Edição 1591
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).