(Por Thiago Moraes)
Quase. Esta foi a palavra mais dita pelo treinador Alexandre Ramos dos Santos e pelas atletas da categoria pré-mirim da equipe de vôlei FME/AEEG Gaspar, depois de terminar a fase final da Liga Aevi na terceira colocação. São João Batista sagrou-se campeão ao derrotar Brusque na final.
Jogando com excelente público nesse domingo, dia 1º, no ginásio de esportes da escola Ivo d?Aquino, local onde treinam as meninas gasparenses, as garotas iniciaram a fase de grupos com vitórias sobre as cidades de Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. Porém, na semifinal, em uma partida decidida nos detalhes contra Brusque, as meninas de Gaspar foram batidas por 2 sets a 1, com 17 a 15 para as brusquenses no tie-break. ?Ficamos no quase, mas evoluímos em fatores que até então pesavam contra nós, como saber lidar com a pressão psicológica durante a partida. Desta vez, em um terceiro set decidido nos detalhes contra Busque, a equipe adversária teve uma margem de erro menor que a nossa na parte final e mereceu a vitória. Estou muito feliz com o grau de amadurecimento que nosso time atingiu na final da temporada?, destacou o treinador.
As jogadoras, com média de idade 13 anos, não se deixaram abater à disputa de terceiro lugar. Incorporando um espírito de luta e uma ótima atuação técnica, o time da FME/AEEG Gaspar atropelou Jaraguá do Sul por 2 sets a 0. Com um voleibol fluente desde fundamentos como recepção até bloqueio, saque e ataque, as meninas deixaram a quadra sob aplausos. ?Coroamos nosso ano com este terceiro lugar muito honroso. O comprometimento nos treinamentos e jogos destas garotas é sobrenatural. As perspectivas para 2014 são as melhores possíveis, pois além de termos investimentos, estamos com uma vontade enorme de evoluir ainda mais?, analisa Alexandre.
A Liga Aevi teve início em abril e, na fase final, reuniu as equipes de Gaspar, São João Batista, Brusque, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Das três etapas realizadas, o time de Gaspar venceu duas e acabou em segundo lugar em outra. ?Agradeço ao excelente público presente no ginásio, ao apoio do pais e ao suporte da Fundação Municipal de Esportes. Temos de valorizar mesmo estas jovens talentosas e guerreiras?, finalizou o técnico.
Projeto avança
Originado em 2009, o voleibol de base em Gaspar tem se desenvolvido a cada ano. Sob o comando da Fundação Municipal de Esportes e da Associação da Escola de Esportes de Gaspar, as atletas recebem apoio em forma de material esportivo, alimentação, inscrições em competições, taxas de arbitragem e transporte. ?Já temos colhido resultados frutuosos do investimento no vôlei. Em 2014, nossas atletas continuarão a ter o suporte necessário para as disputas?, garante a diretora pedagógica da FME, Susan Theiss.
Com núcleos de formação em quatro escolas, atualmente 50 atletas fazem parte do projeto, em categorias como iniciante, pré-mirim, mirim, infantil e infanto. Segundo o treinador, o foco principal é incluir mais jovens da cidade no projeto.
_________________________
Vôlei tenta coroar trabalho da temporada (Por Thiago Moraes)
Estilosas, simpáticas, talentosas e valentes. As atletas da categoria pré-mirim da equipe de vôlei de Gaspar (FME/AEEG) não chamam a atenção somente pela beleza, mas principalmente pela desenvoltura e eficiência dentro das quadras. Com média de idade de 13 anos, a equipe do treinador Alexandre Ramos dos Santos disputará neste domingo, dia 1º, a partir das 8h, a fase final da Liga Aevi, a Associação Esportiva do Vale do Itajaí. A competição será a última deste ano da equipe e acontece no ginásio de esportes da escola Ivo d?Aquino, local de treino das meninas gasparenses.
Com sorriso sempre aberto, as atletas terão pela frente duelos difíceis contra cinco cidades. Depois de terem ficado na quinta colocação na fase final do Campeonato Estadual, as meninas do pré-mirim vão agora em busca do título da Liga Aevi. ?As jogadoras, apesar de jovens, estão tendo uma postura profissional, com extremo comprometimento nos treinamentos e jogos. O fator psicológico tem atrapalhado em certos momentos, mas estamos evoluindo neste quesito. Se nossa defesa funcionar e a recepção entrar, temos reais chances de conquistar o título, pois nosso saque e ataque estão afiados?, revela o treinador Alexandre.
Um dos destaques da temporada 2013, a atacante Joyce Seixas está na expectativa de finalizar o ano com o título. ?A responsabilidade é grande. Treinamos muito e, se começarmos com vitória, teremos grandes chances de chegar à decisão?, opina a capitã. A Liga Aevi teve início em abril e, na fase final, reunirá as equipes de Gaspar, São João Batista, Brusque, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Das três etapas realizadas até aqui, as gasparenses venceram duas e tiveram um segundo lugar. As disputas deste domingo, que têm entrada franca, serão em duas chaves de três cidades, com as duas melhores avançando para a semifinal. ?Convidamos a comunidade gasparense para prestigiar estas jovens talentosas e guerreiras. Quem for assistir não se arrependerá?, garante o treinador.
Desempenho agrada apoiadores
Felizes e confiantes, as atletas do vôlei da Fundação Municipal de Esportes Gaspar/AEEG não escondem a paixão pela modalidade. Originado em 2009, o voleibol de base em Gaspar tem se desenvolvido a cada ano. Sob o comando da Fundação Municipal de Esportes e da Associação da Escola de Esportes de Gaspar, as atletas recebem apoio em forma de material esportivo, alimentação, inscrições em competições, taxas de arbitragem e transporte. ?Já temos colhido resultados frutuosos do investimento no vôlei. Em 2014, nossas atletas continuarão a ter o suporte necessário para as disputas?, garante a diretora pedagógica da FME, Susan Theiss.
Com núcleos de formação em quatro escolas, atualmente 50 atletas fazem parte do projeto, em categorias como iniciante, pré-mirim, mirim, infantil e infanto. Segundo o treinador, o foco principal é incluir mais jovens da cidade no projeto. ?Embora participemos das competições e oportunizemos às atletas um horizonte para alcançarem até mesmo o profissionalismo, nosso fundamento é o esporte educacional e a formação pessoal dessas jovens?, ressalta o treinador Alexandre Ramos.
Edição 1545
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).