
Por Thiago Moraes
A paixão à bola oval não tem limites para 43 atletas do time de futebol americano Black Hawks, de Gaspar. Com este espírito e disposição, os jogadores do Black Hawks, equipe surgida em janeiro de 2013, têm treinado e jogado o esporte, que nos Estados Unidos é popular como o futebol jogado com pés no Brasil. Praticantes do esporte desde 2011 até a montagem e oficialização do Black Hawks no ano passado, o grupo tem realizado os treinamentos todos os sábados, às 15h, no campo do Floresta, na Margem Esquerda. ?Neste sábado haverá uma seletiva às 16h. Todos estão convidados a participar, basta levar chuteira, camiseta e calção?, informa André Luiz Soares, presidente da Associação de Futebol Americano de Gaspar, a Afag.
Único time do esporte na cidade, a melhor de maneira de ser introduzido no esporte, segundo André, é participar da seletiva. ?Na seletiva avaliamos as habilidades do novo jogador e encontraremos uma posição ideal para ele?, conta. André ressalta que o futebol americano é um esporte eclético, e por ter muitas posições e funções específicas, há espaço para pessoas de quaisquer tipos físicos. ?Temos jogadores com altura de 1,60 e 2 metros, pesando 60 quilos e outro 140. A dedicação e a força de vontade de aprender este esporte maravilhoso e apaixonante é que irá fazer a diferença no resulto final?, coloca André.
De acordo com o presidente da Afag, as regras do futebol americano à primeira vista podem parecer complicadas, no entanto no decorrer de uma partida o torcedor iniciante começará a entender o jogo, pois irá perceber a simplicidade das regras. ?Com o passar do tempo o apreciador que começa a acompanhar o esporte, seja em canais abertos ou fechados, irá compreender que o futebol americano é um esporte muito inteligente e ao mesmo de simples compreensão. O futebol americano é um dos esportes que mais tem crescido no Brasil e pelo mundo afora, basta constatar os índices de audiência dos canais que transmitem os jogos?, avalia.
Como partiripar
Rede social: Facebook Gaspar Black Hawks
Endereço eletrônico: www.gasparblackhawks.com.br
Local dos treinos: comparecer nos treinamento aos sábados, às 15h, no campo do Floresta, na Margem Esquerda. Neste sábado, às 16h, haverá uma seletiva de jogadores visando à formação do grupo que irá disputar o campeonato estadual da modalidade
Entenda o jogo
Como no tabuleiro de xadrez, cada jogador tem um papel a cumprir.
A partida é uma disputa de território nas jardas do campo. Cada time tem no máximo quatro tentativas, conhecidas como descida, para avançar 10 jardas. Se conseguir, segue no ataque em busca de mais 10 jardas, senão devolve a bola ao adversário.
São 100 jardas de campo de jogo e mais 20 jardas (10 em cada lado) de zona final, onde é marcado o touchdown, lance que vale seis pontos, quando o jogador entra na zona final do gramado, com direito a lance extra, geralmente com o ?famoso chutaço? entre as traves. Vence o time que pontuar mais.
Black Hawks disputará estadual em março
A temporada será intensa para a equipe Black Hawks. O time irá competir pela primeira vez no Campeonato Catarinense a partir de março. O Black irá jogar contra times considerados referências no Estado, como das cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Joinville, Corupá e São José. Patrocinado por uma loja de distribuição e fornecimento de roupas da cidade, a expectativa do grupo é a melhor possível, segundo André. ?Vamos competir com times com muita experiência, será um privilégio para nós participar pela primeira vez. Com certeza em 2014 iremos evoluir em nosso jogo?, projeta.
Jogador do Black Hawks, Javel Luiz da Silva destaca que o futebol americano vem ganhando cada vez mais adeptos em Gaspar, e que apesar de o esporte ser de muito contato físico, a parte tática faz com que o jogo se torne semelhante ao xadrez, modalidade onde as jogadas precisam ser bem pensadas, com um cardápio de estratégias bem variadas. ?Cada jogada tem muita importância para o sucesso do time ou não. Outro ponto é a variação do biotipo físico. Na mesma partida há jogadores altos, baixos, gordos, magros, tem vaga para todos. estamos ansiosos positivamente falando para o início de nossa temporada. Estamos com fome da bola oval?, comenta Javel.
ESTRATÉGIA - No futebol americano, os jogadores de vários tipos físicos atuam. Como há uma pausa entre as jogadas e as substituições são ilimitadas, há especialização para cada posição. Assim, há um time para atacar, um para defender e ainda os chamados especiais, que entram em campo para jogadas de chutes e retorno após chutes.
A movimentação é o segredo do jogo. Cada time tem um livro de jogadas, com tentativas de corridas e passes, que variam conforme a situação do jogo.
O quarterback é o jogador mais importante do ataque. Ele recebe a orientação do coordenador ofensivo para definir a jogada e repassa as instruções aos companheiros, além de comandar o ritmo de cada lance.
Edição 1556