Em breve, Santa Catarina vai saber qual o número de vagas disponibilizadas através do retorno do programa Mais Médicos, do governo federal. O objetivo é que o número de médicos passe de 13 mil para 28 mil e a prioridade é para os profissionais brasileiros, mas estrangeiros também podem participar da seleção.
A necessidade de mais médicos para o estado foi apresentada em janeiro do ano passado pelo Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, através de uma pesquisa realizada com médicos de várias cidades, que relataram sobrecarga de trabalho e necessidade de reforço na equipe. Entre as cidades onde ocorreram a pesquisa estão Blumenau e Gaspar.
A expectativa é de que Gaspar receba pelo menos mais dois médicos. Hoje, já atuam na cidade dois médicos pelo Programa Mais Médicos e quatro através do Programa Médicos pelo Brasil. Para o secretário de Saúdem em Gaspar Junior Hostins, os programas de incentivo à contratação de profissionais são muito importantes, especialmente em cidades de pequeno e médio porte. “Nesses municípios é onde têm mais escassez de mão de obra. Agora, aguardamos a nova portaria do Mais Médicos para que a gente saiba como será a definição de aporte pelo município e pelo Ministério da Saúde. Esperamos que o Ministério fique atento às dificuldades para que possamos diminuir um pouco a nossa carga financeira na área da saúde”.
Atualmente, Santa Catarina tem 13.800 médicos especialistas. O Conselho Regional de Medicina acredita que o estado não necessita de mais médicos e sim de condições melhores de trabalho para atrair os profissionais para cidades menores.
O Conselho Federal de Medicina mostra em pesquisa que SC tem 22.882 médicos registrados. Ou seja, cerca de 3,1 médicos para cada grupo de 1 mil habitantes. No país, apenas cinco estados têm o número mais elevado. Quando a análise é feita em cidades do interior, nota-se que existem 2,1 médicos para cada grupo de 1 mil habitantes, sendo o estado catarinense com maior número de médicos no interior.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).