Todas as previsões apontam para uma enchente em Gaspar. A cota das ruas está disponível para toda a população (clique AQUI e confira) e o rio deve atingir a marca de 9 metros acima do seu normal na cidade. Porém, uma grande preocupação da Defesa Civil é em relação aos deslizamentos. Isso porque o solo está encharcado e não há como prever onde nem quando eles vão acontecer. “Temos cota de enchente, mas não cota de deslizamento. Não dá para saber que o local vai deslizar com determinada quantidade de chuva”, disse a superintendente da pasta, Ana Janaína Medeiros de Souza.
A chuva dos últimos dias resultou em deslizamentos de terra Barracão, Belchior, Alto Gasparinho, Gasparinho e Bela Vista. A chance de novos registros acontecerem nesses bairros é grande.
A orientação é de que as pessoas que moram próximas a morros fiquem atentas a qualquer movimentação de terra. Com a volta da chuva, a recomendação é de que as famílias procurem abrigo em um local seguro e retornem para suas casas apenas quando não houver mais chances de deslizamentos.
Em caso de emergências, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).