Cerca de 600 crianças esperam por uma vaga na educação infantil da cidade. Apesar do aumento do número de Centros de Desenvolvimento Infantil e da ampliação de muitas unidades de ensino, a fila de espera aumenta a cada ano e a Secretaria de Educação trabalha para tentar solucionar o impasse, que se alastra desde 2003.
O problema chegou ao conhecimento do vereador Luis Carlos Spengler Filho, PP, que encaminhou requerimento solicitando informações para a Secretaria de Educação sobre as medidas que estão sendo tomadas pela Administração Pública para reduzir a fila de espera.
O requerimento foi apresentado na sessão do dia 9 de março e ainda espera por uma resposta. "Depois que recebermos os documentos do secretário de Educação, Neivaldo da Silva, vamos tomar as devidas providências", afirma o vereador.
O secretário Neivaldo explica que atualmente 2.308 crianças são atendidas na educação infantil do município. "Nossa fila de espera é de cerca de 600 crianças. Temos conhecimento deste fato e sabemos que quem vai em busca de vaga é porque precisa. Por isso criamos um plano de expansão programada, para poder reduzir ao máximo esta necessidade", destaca o educador.
Para amenizar as filas, três CDIs passam por reformas e ampliações. No Tereza Beduschi, duas salas estão sendo construídas além de banheiros adaptados e um pátio coberto. E nos CDIs Vovó Leonida e Vovó Lica a Secretaria está construindo uma sala de aula em cada um. Com os novos espaços mais 150 crianças poderão ser atendidas. "Assim vamos reduzir a fila de espera. Nossa preocupação é em poder atender nossas crianças com qualidade, por isso não basta construir salas, precisamos de espaços adequados", comenta Neivaldo.
Para o secretário, além da falta de recursos, outro entrave que impede a ampliação de vagas é o limite de gastos da Administração com as folhas de pagamento. "A cada sala nova que abrimos precisamos de novos profissionais e já estamos com nossa folha no limite", justifica.
Outros CDIs deverão ser ampliados ainda este ano, como é o caso do Ivan Duarte, que terá duas novas salas de aula, e do Vovó Benta, onde será e construída uma sala de aula e será executada a expansão da cozinha e do refeitório.
Neivaldo destaca que a equipe da Educação também trabalha na busca de recursos federais e estaduais para construir novos CDIs na cidade. Caso os projetos sejam aprovados, um novo educandário deverá ser erguido no bairro Sete de Setembro, ainda sem data prevista.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).