Neste domingo, dia 1º de outubro, a população brasileira foi às urnas para eleger os novos representantes do Conselho Tutelar. Em Santa Catarina, a votação aconteceu em urnas eletrônicas e de lona emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). A Justiça Eleitoral prestou apoio com treinamento de mesários e técnicos, configuração dos equipamentos e suporte logístico.
Com participação facultativa, o pleito ocorreu das 8h às 17h. Neste período, foram reportadas ao TRE cinco ocorrências de falhas técnicas, com a necessidade substituição de urna, sem prejuízo para a votação.
Esta foi a terceira vez que os conselhos tutelares do estado definiram seus representantes com suporte do TRE-SC. Porém, essa foi a eleição com maior uso de urnas eletrônicas. Ao todo, 82% das 295 cidades catarinenses aderiram ao sistema eletrônico de votação, por meio de 2.243 aparelhos. No maior local de votação de Santa Cararina, o Centreventos Cau Hansen de Joinville, foram instaladas 51 seções eleitorais. Urnas de lona com votação em cédula de papel foram a opção de 52 municípios.
A totalização e divulgação dos resultados ficou a cargo das Comissões Especiais de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — órgão responsável pela coordenação e organização da eleição como um todo. No entanto, para auxiliar na apuração, a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo QRTot, desenvolvido pelo TRE-SC. A ferramenta utiliza a câmera do smartphone para ler os dados do Boletim de Urna, documento emitido automaticamente quando a seção eleitoral é encerrada.
A fiscalização das eleições foi feita pelo Ministério Público de Santa Catarina, desde o lançamento dos primeiros editais até o momento da votação.
Em Gaspar, 14 pessoas concorreram na eleição para o Conselho Tutelar e cinco foram escolhidas para o mandato de 2024-2027. A votação aconteceu na Escola Honório Miranda e cada eleitor pode votar uma única vez em até cinco candidatos.
Segundo a Prefeitura de Gaspar, o Edital prevê a divulgação do resultado oficial na terça-feira, dia 3 de outubro. Porém, pelas redes sociais e aplicativos de mensagens já circula uma prévia do resultado, que aponta Márcio Sansão como o candidato com maior número de votos.
Márcio Sansão: 630 votos
Mayndra Tonet: 591 votos
Gisele Goedert: 513 votos
Juçara Spengler: 496 votos
Flávia Poleza: 461 votos
Mari Inêz Testoni Theiss: 460 votos
Érica Monteiro: 350 votos
Elzira Lenfers Valgas: 338 votos
Josi Zuchi: 286 votos
Mariela Schmitt Ferry: 267 votos
Marli Gonzaga: 239 votos
Sônia Pereira: 235 votos
Deise Juliane Schuart: 192 votos
Meri Biz Willrich: 79 votos
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).