A melhora na saúde feminina através do rejuvenescimento íntimo - Jornal Cruzeiro do Vale

A melhora na saúde feminina através do rejuvenescimento íntimo

03/10/2023
A melhora na saúde feminina através do rejuvenescimento íntimo

Com a idade e sobretudo após a menopausa, as mulheres vão perdendo hormônios e colágeno. Elas sente-se irritadas, com menos foco no raciocínio, menos libido, com ondas de calor e também distúrbios de sono. Na região íntima feminina, isso reflete no ressecamento, diminuição da lubrificação, incontinência urinária, sensação de ardência e flacidez. Apesar disso, as mulheres vão viver mais tempo. Por isso, a ginecologia moderna precisa apresentar soluções seguras tanto do ponto de vista do restabelecimento das funções da região íntima feminina quanto dos hormônios da mulher. A mulher irá viver mais e precisa viver bem.

O Ginecologista e Obstetra João Luiz Fabrin Ascoli explica sobre o rejuvenescimento íntimo e quando é possível fazer.


O que é rejuvenescimento íntimo?

Rejuvenescimento íntimo é o processo pelo qual as mulheres buscam melhorar a saúde e a vitalidade da região íntima feminina, combatendo os efeitos do envelhecimento e das mudanças hormonais.


Existem técnicas pra isso?
Sim. As novas formas de reposição hormonal utilizando implantes de baixas doses com excelentes resultados e segurança e também os procedimentos que estimulam clareamento, rejuvenescimento e restabelecimento das funções da região íntima feminina como o FRAXX e lasers são ferramentas disponíveis hoje com fácil acesso. Tanto as doses dos hormônios quanto a programação dos aparelhos utilizados nessas técnicas são individuais e focadas nas queixas e necessidades da mulher.


Os procedimentos são invasivos?
Não são. Os implantes hormonais são dispostos abaixo da pele, o que resulta em um procedimento pouco invasivo e de rápida realização. Já o FRAXX, para o estímulo de colágeno na região íntima, é realizado em minutos no consultório.


Existe cirurgia pra isso?
Uma das cirurgias mais procuradas atualmente pelas mulheres é a cirurgia íntima de pequenos lábios vaginais. Importante que se diga que isso deve partir da mulher. Não devemos estimular qualquer sensação de inadequação com esta região do corpo embora muitas mulheres guardem isso dentro de si. A solução costuma ter resultados muito bons.


Quais os benefícios?
No caso da reposição hormonal por implantes, o benefício seria ajustar os hormônios ou tratar queixas como ondas de calor, indisposição, Baixa libido utilizando doses muito baixas que não eram possíveis com a via oral. Os hormônios são liberados gradativamente e em pequenas quantidades. A reposição hormonal bem indicada aumenta a segurança cardiovascular das mulheres e diminui o risco de osteoporose que são duas causas de morte importante entre as mulheres. Com relação ao FRAXX para rejuvenescimento íntimo o benefício é a qualidade de vida, a melhora da flacidez e ressecamento da região íntima e a possibilidade de tratar casos leves a moderados de incontinência urinária no consultório.


Quando identificar a necessidade de fazer este rejuvenescimento?
As queixas relacionadas à libido, fadiga, fogachos ‘calorões’, ressecamento vaginal e escapes de urina podem e devem ser expostas durante a consulta médica. As mulheres na perimenopausa serão as mais beneficiadas em termos de idade. Já na cirurgia íntima ou em ajustes em determinados hormônios ligados a disposição, libido e concentração não há uma idade específica. Lembro que o que tornará essas decisões seguras será uma avaliação médica adequada.


Quem pode fazer? Qualquer mulher?
Qualquer mulher que possua queixas que podem ser atendidas satisfatoriamente por estes tratamentos e que não possua contraindicações (por isso a avaliação médica é importante) está apta a realizar estes procedimentos. Fazer por fazer, sem uma indicação adequada deve ser combatido. Existem procedimentos para homens também? Os homens precisarão estar saudáveis e dispostos para acompanhar as mulheres modernas. Os profissionais da endocrinologia, urologia e medicina esportiva que se interessam pela área também estão aptos a atender os homens.


Existem procedimentos para homens também?
Sim, os homens podem se beneficiar de procedimentos similares, desde que estejam saudáveis e dispostos a acompanhar as mudanças na área da medicina que atendem às necessidades modernas. Profissionais de endocrinologia, urologia e medicina esportiva podem fornecer tratamentos adequados aos homens.

 

 

Edição 2123
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.