Alguns minutos de chuva... e a cena se repete - Jornal Cruzeiro do Vale

Alguns minutos de chuva... e a cena se repete

02/12/2010

fotopg10abreMD.jpgForam necessários apenas alguns minutos de chuvas fortes para o cenário do caos se formar em diversas ruas da cidade. Bueiros entupidos, ruas alagadas e moradores desesperados. O problema vivido por muitas pessoas na manhã desta quinta-feira, 2, já virou rotina em ruas como a Amazonas e a Sergipe, no bairro Bela Vista, e as ruas Rio de Janeiro, Pedro Bonifácio Sabel e João Olídio da Trindade, na Margem Esquerda. 

Pedro Garcia, morador do Bela Vista, conta que todos os moradores já estão cansados de conviver com os alagamentos. ?Os bueiros do nosso bairro estão todos entupidos, qualquer chuvinha já alaga tudo e a comunidade está desesperada. Não sabemos mais a quem recorrer pois já cansamos de pedir apoio do Poder Público e tudo o que ouvimos é que a obra será incluída no PAC, mas a prometida obra nunca chega e nós continuamos enfrentando este grave problema?, desabafa o morador, que também é integrante da Associação de Moradores.

Antônio Carlos Pereira, da Associação de Moradores do bairro Margem esquerda, explica que o problema do seu bairro é crônico e só terá solução quando uma grande obra de troca da tubulação for realizada.

Enquanto nada é feito, senhoras como Lúcia Ponticelli, moradora da rua Rodolfo Guinther, vão ficar sempre ansiosas com cada chuva forte que cai na cidade. ?Na manhã desta quinta-feira a água não chegou a entrar na minha casa, mas foi por pouco, eu já estava nervosa, com a pressão alta, esperando para ver até quando a chuva iria continuar. Mas a minha casa é sempre a primeira a pegar água e é sempre o mesmo problema?, conta a moradora.


Além dos bairros Bela Vista e Margem Esquerda, que a cada dia de chuvas fortes ficam alagados, na manhã desta quinta-feira outras localidades como a Estrada Geral do Óleo Grande e a rua 12 de outubro,  no Gaspar Mirim, também ficaram alagadas. Parte da rua Barão do Rio Branco, no bairro Santa Terezinha, também ficou com águas acumuladas por alguns minutos.


Problema

O drama vai muito além das casas, que desta vez não chegaram a ficar alagadas. Os alagamentos são consequência da falta de limpeza nas tubulações, que ficam entupidas com o lixo que escoa das ruas, despejado muitas vezes pelos próprios moradores. Além de estarem entupidas, as tubulações também são pequenas e já não comportam mais o desenvolvimento populacional dos bairros mais afetados.

Para dar fim a este problema é que o município busca recursos federais, através do PACII, para executar obras de drenagem, como a que foi iniciada no bairro Sana Terezinha há alguns dias. A obra recebeu recursos do PAC I e promete acabar com os constantes alagamentos que atingem os moradores do bairro, que é um dos mais populosos da cidade.


fotopg10secundariaMD.jpgDeslizamentos assustam a comunidade

Dois deslizamentos de terra foram registrados após as chuvas desta quinta-feira. O primeiro ocorreu no bairro São Pedro, onde o muro de uma residência chegou a ser levado junto com as terras, porém, a proprietária do imóvel não quis falar sobre o assunto e não permitiu que as imagens do muro caído fossem registradas.

O segundo foi na rua Manoel Fernandes da Silva, no loteamento Visa Isabel, onde um muro caiu e quase atingiu a residência de Marines Silveira. A senhora mora de aluguel no local há seis meses e ficou assustada com o ocorrido. ?Nunca vi nada assim. Estava na sala, vendo TV, quando ouvi um estouro, parecia um trovão, ao olhar para fora vi o muro da vizinha quase em cima d aminha casa. Por sorte ninguém passava no local na hora do deslizamento?, afirma a mulher, que reside de aluguel no local com três filhos.

Agora Marines procura outro lugar para morar pois sua residência foi interditada pela Defesa Civil, bem como a casa de seu vizinho.


População pede informações para a Defesa Civil

A equipe da Defesa Civil recebeu poucos chamados para informar sobre os alagamentos da manhã desta quinta-feira. Segundo Luiz Mário, que estava de plantão na tarde de ontem, muitas pessoas procuraram o órgão para obter informações sobre o clima,  para saber se as chuvas continuariam a cair.

Segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Venize Teixeira, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, Ciram,  a previsão é de que entre esta sexta-feira e o domingo a atmosfera ficará instável em todo o sul do país e as pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados com granizo e ventania serão frequentes em Santa Catarina. Na sexta-feira, a instabilidade será reforçada pela chegada de uma frente fria, e aumenta o risco de chuva forte com ventania e granizo isolado, especialmente para as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e também no setor norte do estado.

edição 1252

Comentários

Juca Polenta
04/12/2010 15:25
A comunicade não deseja saber quem é o Pai da Criança mas sim Quer Solução ! Acreditou e votou mais uma vez em Falsas promessas de falsos políticos que na hora de arrebanhar votos para se elegerem tratam todos como se estivessem num curral eleitoral... Povo sem alternativa de solução acaba apostando e então a histtória se repete... igualzinho "Aquela coisa vulgar que já se tornou rotina de ENTRA E SAI ENTRA E SAI ENTRA E SAI.. UFA! DÁ UM SUFOCO DANADO AS VEZES NÉ? Haja folego pra guentá por muti tempo ... mas fazê U que! O povo gosta e não faz nada.. deixa a sapalhada dar cria no treme-treme e nao se mexe nunca...
Francisco
03/12/2010 10:30
Os problemas de Gaspar são um reflexo de muitas administrações passadas que não investiram na cidade e tratavam Gaspar da mesma forma que falamos que se trata as cidades do interior do nordeste. O melhor exemplo disso é o fato de que bem pouco tempo atrás o poder publico de Gaspar não queria nem que fosse implantado transporte publico. Estou reclamando da situação da rua Frei Canisio sim ? estou.
Mas tambem sei de que o prefeito atual não conseguirá do dia pra noite ou da noite para o dia resolver a herança deixado pelos antecessores, que a meu ver ... estes sim não faziam nada.
Luiz Carlos Rodrigues dfos Santos
03/12/2010 09:12
Chuva, lixo, mato.
Por que devemos achar que a culpa é do Poder Público (não estou defendendo ninguém), mas ali no Sertão Verde, tem moradores fazendo a diferença e todos estão vendo.
Um simples cidadão e sua esposa, pagadores de imposto, colaboradores da natureza (separam o lixo que produzem, carpem espaço público, participam das reuniões de moradores, dão sugestões, mostram exemplos práticos).
Somos responsáveis pelo local onde vivemos, façamos uma pequena, pequena parte, mas façamos.
Comecemos por nós, nossas atitudes.
Sabemos o que vai acontecer, então vamos mudar, fazer acontecer.
Há quanto tempo você não conversa com seu vizinho e faz um mutirão? Se conhecemos o problema, como nós no Sertão Verde, façamos a diferença. Só assim que mostraremos, a quem quer que venha nos visitar, que SOMOS UNIDOS.
Edilson Jorge Wippel
02/12/2010 23:33
NÃO ADIANTA O POVO FICAR CHATEADO QUE O JORNAL NÃO BATEU FOTO E DIVULGOU SUA RUA ALAGADA, POIS SE FOR PRO JORNAL CRUZEIRO COLOCAR TODAS AS RUAS COM POBLEMAS DE ALAGAMENTOS , LIXO, E MATOS TOMANDO CONTA OU MORADORES SE ACHANDO DONOS DA RUA E FAZENDO O QUE QUEREM TERIAM QUE FAZER UMA EDIÇÃO SO NESTE ASUNTO E AINDA SERIA POUCO. EU MESMO JA FALEI DOS POBLEMAS DA MINHA RUA AQUI PEDI AJUDA A VEREADOR , E NADA FOI RESILVIDO . O FISCAL ENTRA NA RUA E SAI DE RE, SEM AO MENOS VER OQUE ACONTECE ALI SO VEM PRA PASSEAR. ENTÃO NAO DEVEMOS CULPAR A IMPRENSA POIS COM CERTEZA ELA ESTA DO LADO DA VERDADE, MOSTRANDO A TODOS COMO ESTA GASPAR SO NÃO VE QUEM NÃO QUER. O POVO DEVE SABER QUE AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO QUEM SABE AGORA APAREÇAM ALGUMA OBRA EM SUAS RUAS. E VEJAM PRO LADO BOM A CIDADE VAI TER UMA PREFEITURA LINDA.
Herculano
02/12/2010 18:18
E depois falam que eu estou me excedendo. Esse pessoal da prefeitura é cego, surdo e principalmente incompetente. É um desrespeito sem tamanho com as pessoas. Se fosse uma empresa, estaria falida. Se fosse empregados fato desta empresa, estariam despedidos, desempregados. Não trabalham, não administram, não resolvem, não respeitam. São políticos. Vivem de manhas. Estão tranquilos: estão lá pelo voto democrático e da maioria (e de muitos padrinhos que não cobram nada dessa gente). Só viajam, prometem, afrontam a lei e dão entrevistas enganosas. E tem gente que aplaude e outros que ainda votam nessa agonia. É o time do quanto pior melhor. Que se vinga, inclusive das decisões judiciais em favor do povo. Cadê o sistema de drenagem, de saneamento, o tal do PAC da Dilma? Cadê a dignidade para essa gente que numa hora está afogada em pó, atolada em buracos em outra hora está afogada em água e noutra atolada na lama? Acorda, Gaspar
Edegar Pelentir
02/12/2010 17:31
E lamentavel, ver moradores sofrendo novamente,por descaso do poder publico.Com tantos impostos pagos e nada e feito,quanto tempo
o povo vai ficar a deriva. sr Prefeito por favor use seu cargo como exemplo afinal e o povo que paga seu salario.
Obrigado!
Maria
02/12/2010 17:08
No oleo Gande tambem houve alagamento pois a prefeitura
simplesmente abandonou esta local os valos/ribeiroes
estao sujos com muito mato.O ideal seria uma limpeza ou tubulaçao
Quando nao é a poeira sao os alagamentos
Em epocas de eleiçoes sao feitas mil promessas e depois
nada fazem
Fernanda Pereira
02/12/2010 16:46
A rua não foi mencionada pois nenhum morador informou sobre seu alagamento e quando passamos no local ela já não estava mais alagada.

Fernanda Pereira
Editora Jornal Cruzeiro
Pedro
02/12/2010 16:45
Isso não é nem uma novidade...
a não ser para a Prefeitura de Gaspar.
Francisco
02/12/2010 16:41
Os alagamentos da Rua Frei Canisio não interessam a ninguem e pelo jeito nem aos jornais pois se fala em outras ruas e esta não se menciona nada embora a rua esteja alagada, não permitindo acesso das pessoas a suas casa sem ter que molhar a canela.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.