A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa Selic (juros básicos da economia) em 0,5 ponto percentual motivou os bancos públicos a se apressarem em anunciar taxas menores no empréstimo consignado. O anúncio aconteceu no final da tarde de quarta-feira, dia 2 de agosto, e, pouco depois, Caixa Econômica e Banco do Brasil divulgaram comunicados informando a redução das taxas.
A Caixa anunciou a redução de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês nas taxas de juros do Crédito Consignado para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o Banco do Brasil reduziu os juros do consignado do INSS. Nesse caso, taxa caiu de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima; e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo.
O Copom informou que a Selic vai continuar a cair, amparada pela redução da inflação. Segundo comunicado do comitê, seus membros preveem cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.
Essa redução foi a primeira após três anos. O último registro de redução da Selic havia sido em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).