Os vereadores de Gaspar aprovaram na terça-feira, dia 17 de outubro, a realização de uma Audiência Pública para debater a construção de um dique (comporta com sistema de bombeamento) no bairro Bela Vista. O requerimento é de autoria do vereador Giovano Borges (PSD).
A ideia, segundo Giovano, é de que a audiência seja realizada entre 15 e 20 dias. A data será ajustada junto à prefeitura de Gaspar e Governo do Estado. “O objetivo é aproveitar o calor do momento para debater a importância da construção de um dique para evitar as cheias no bairro Bela Vista”, disse o vereador.
- Comporta: estrutura que segura a água para ela não entre (quando o rio enche e sai da calha, a comporta é fechada e a água não entra mais na tubulação. É neste momento que a motobomba é ligada para tirar a água que de dentro do bairro. A motobomba utilizada hoje no Bela Vista foi adquirida pelos próprios moradores).
- Dique: comporta com sistema de bombeamento (estrutura igual à comporta, porém com sistema de bombeamento próprio).
O projeto de construção de um dique no bairro Bela Vista, em Gaspar, já existe e foi feito pelo Governo do Estado. Ainda faltam alguns detalhamentos, como o tipo de motobomba que será utilizado e como ele vai funcionar. Assim que o projeto for finalizado, segundo o vereador Giovano, serão captados recursos junto aos governos municipal, Estadual e Federal.
Diretamente, cerca de 500 residências serão beneficiadas com a construção da comporta. Já de forma indireta, mais de cinco mil pessoas serão beneficiadas.
O bairro Bela Vista é um dos primeiros bairros de Gaspar a sofrer com alagamentos. Diante da situação, em 2015, moradores e empresários se uniram e adquiriram uma motobomba, que ajuda a diminuir o volume de água na localidade. Hoje, o bairro Bela Vista possui uma comporta com simples sistema de bombeamento e, esta semana, a prefeitura de Gaspar anunciou que está realizando orçamentos para adquirir uma nova motobomba para o bairro, com capacidade maior e que vai ajudar o sistema já existente.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).