Bandidos dão ré em fachada, invadem loja e roubam celulares no Centro de Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Bandidos dão ré em fachada, invadem loja e roubam celulares no Centro de Ilhota

08/12/2022

Câmeras de monitoramento, grades metálicas, fechaduras reforçadas e alarme. As estratégias usadas pelo comerciante Felipe da Silva, proprietário da Fort Cell, no Centro de Ilhota, não foram suficientes para evitar que a loja fosse roubada durante a madrugada de quinta-feira, 8 de dezembro. Pouco antes das 3h, bandidos deram a ré com um veículo e conseguiram quebrar as grades de proteção para entrar na loja para realizar um furto. Toda a ação criminosa foi gravada pelas câmeras do local. "Arrebentaram tudo e levaram celulares de clientes. Eu trabalho com o conserto de aparelhos eletrônicos e fui muito prejudicado. Me sinto inseguro. É a terceira vez que acontece. Na primeira, houve apenas tentativa, mas já foi o suficiente para que eu tivesse muitos transtornos".

Diante do ocorrido, Felipe comenta que não sabe mais o que fazer para afastar os bandidos de seu estabelecimento. "A polícia veio até aqui, para registrarmos o Boletim de Ocorrência. Mas agora tenho que arcar com altos valores, pois os meus clientes não têm culpa. Nem eu tenho. Infelizmente, fomos reféns de mais uma ação criminosa".

"Está cada vez mais difícil ser empresário"

Principalmente pelos aplicativos de mensagens, comerciantes conversam entre si e relatam o medo e a insegurança. “A situação está muito complicada em Ilhota. A insegurança está cada vez maior. E no período do verão, que é quando temos um movimento ainda maior, temos que lutar também contra as notas falsas. Está cada vez mais difícil ser empresário”, disse um lojista, que prefere não se identificar.

Em Ilhota, há um Grupo da Polícia Militar que possui uma viatura de serviço 24 horas por dia, nos sete dias na semana, para realizar o patrulhamento ostensivo e o atendimento de ocorrências. Eventuais casos mais graves ou de maior repercussão são apoiados pelo efetivo da Polícia Militar de Gaspar.

Uma das orientações 1º Tenente Brauner Arcaro Filho, que responde pelo Comando da 2ª CIA do 18º BPM, é de que os comerciantes se cerquem de todos os cuidados possíveis. “Sendo recomendado não deixar produtos expostos em vitrines de fácil acesso após o fechamento, a instalação de sistemas de segurança (alarmes e câmeras), bem como a utilização de portas pantográficas nas vitrines”, detalha.

Em casos de assaltos ou furtos, a vítima deve imediatamente acionar a PM para o atendimento e registro da ocorrência. “Necessitamos dos dados dos registros para planejar ações e definir prioridades de policiamento. Por isso, sempre que o cidadão for vítima de qualquer prática delituosa, por menos gravosa que seja, deve efetuar o registro da ocorrência”.

Ocorrências

Segundo o tenente Brauner, a quantidade de crimes deste tipo registrada em Ilhota ainda é pequena, quando levado em consideração o tamanho da cidade. “Lamentamos profundamente todas as ocorrências registradas, mas levando em consideração a grande extensão territorial do município, sua baixa densidade demográfica, sua economia em desenvolvimento e outras peculiaridades, com base nos registros de ocorrências que dispomos, de forma alguma pode se afirmar que a cidade vive uma ‘onda de assaltos’”.

Último mês:

Dia 09/11 - Arrombamento em um contêiner (nada foi furtado)

Dia 21/11 - Arrombamento de um contêiner e furto de um gerador de eletricidade (equipamento recuperado pela Polícia Militar)

Dia 22/11 - Furto de três cabeças gado

Dia 24/11 - Furto de fiação de uma bomba de irrigação

Dia 27/11 - Furto do veículo

Dia 29/11 – Roubo na Cooperativa Maxi Crédito do Braço do Baú (todos os criminosos foram presos, armas apreendidas e nenhum valor levado)

Dia 05/12 - Furto tentado de materiais de construção do Ginásio de Esporte (autor preso em flagrante, o mesmo responsável pelo crime contra um comércio de bebidas)

Dia 08/12 - Arrombamento e furto na loja de celular Fort Cell – caso divulgado pelo Cruzeiro do Vale

 

 



 

 

Edição 2084
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.