
Durante o mês de agosto, bombeiros militares mergulhadores pertencentes ao 3º Batalhão, que abrange 14 cidades (incluindo Gaspar) e tem sede em Blumenau, realizaram um treinamento de atualização. Os 12 profissionais tiveram a oportunidade de realizar encontros teóricos e práticos, com vivências em locais da região.
Foram cinco dias de curso, onde os mergulhadores praticaram revisão operacional, técnicas de busca, conhecim ento de logística, salvamento e adaptações em meio aquático e aprenderam a utilizar novas tecnologias. Os primeiros dias foram destinados ao conhecimento teórico, técnicas de resolução de problemas, resgate de mergulhadores conscientes e inconscientes em acidentes e técnicas de buscas no rio, com aula prática em Ascurra. Já nos dois últimos dias, o grupo foi para a barragem de Palmeiras, em Rio dos Cedros, onde aconteceu mergulho em altitude, com planejamento diferente do nível do mar.
Houve também a apresentação de novas tecnologias com a participação de instrutores de Chapecó. Um representante de busca e salvamento de Florianópolis também demonstrou a utilização de um Sonar Subaquático, que é instalado em uma embarcação e realiza uma ‘varredura’ em casos de buscas.
O cão Zra, que é conduzido pelo cabo De Souza, de Brusque, também participou do treinamento. O animal é utilizado na busca por pessoas vivas ou em óbito em ambientes terrestres, mas também desenvolve habilidades em meio subaquático.
Ao final, os mergulhadores participaram de um simulado de busca de pessoas desaparecidas em veículo que caiu na represa.
O Capitão Renan César e a soldado Maria Júlia foram os responsáveis pela capacitação.
Hoje, os equipamentos disponíveis para os 12 mergulhadores do 3º Batalhão são um computador de mergulho que ajuda nos planejamentos, cilindros de emergência e máscara de comunicação subaquática.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está sempre em busca de cursos que promovam o aperfeiçoamento dos socorristas. Em outubro deste ano, quatro mergulhadores do 3º Batalhão vão participar de uma Especialização de Mergulho em Segurança Pública, que acontece em Itajaí. Serão dois militares de Brusque, um de Timbó e um de Gaspar.
O cabo Rafael Araujo de Freitas, que atua em Gaspar, é um dos selecionados para a capacitação. Pra ele, este curso será um avanço na carreira, especialmente por ser mergulhador. “É um orgulho fazer parte deste grupo e tenho certeza de que vamos aprender coisas novas para desempenhar as atividades com mais segurança, bem como melhorar o serviço prestado à comunidade. Após o curso, a expectativa é de que a gente evolua também na aquisição de equipamentos mais tecnológicos”.
O curso será realizado com instrutores especializados e com doutrina e técnicas de nível mundial. Na oportunidade, os profissionais vão aprender mais com foco no mergulho necessário para segurança pública, bem como conhecer novos equipamentos, logística e doutrina operacional.
Este curso capacita os bombeiros na atuação de busca de matérias, pessoas em óbito ou vivas em ambientes subaquáticos diversos.


Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).